Relações civis-militares no Brasil

interpretações sobre o "Poder Moderador" e as forças armadas brasileiras

Autores/as

  • Wallace da Silva Mello Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v8i2.25010
Agencias de apoyo

Palabras clave:

Forças Armadas, Moderador, Relações Civis-Militares

Resumen

Fez-se uma revisão bibliográfica sobre o tema das relações civis-militares e a adaptação dessas interpretações no Brasil. Classicamente, os teóricos das relações civis-militares compreendem 4 modelos básicos de relação civis-militares: o modelo aristocrático, o liberal, o comunista e o profissional. Sobre o caso brasileiro, há uma literatura que enfatiza o papel das Forças Armadas no período republicano, sobretudo após os anos 1930, como semelhante ao “Poder Moderador” desempenhado pelo Imperador, consagrado na constituição de 1824. Segundo essa análise, setores da sociedade e os militares – sobretudo o oficialato – entendem que seu papel é agir como força estabilizadora nacional em momentos de crise institucional, política, econômica e social, balizando o jogo democrático e o funcionamento do estado democrático de direito como garante da lei em última instância. Por outro lado, outra corrente critica essa interpretação apontando seus limites. Uma das críticas à interpretação “moderadora” é que ela escamoteia a tradição antidemocrática das Forças Armadas no Brasil, funcionando como instrumento de classe e como poder desestabilizador do sistema político. Espera-se contribuir com o campo ao refletir-se sobre as tradições teóricas do campo no Brasil e, ao mesmo tempo, propondo uma agenda de pesquisas sobre formas recentes de relação civis-militares no país.

Biografía del autor/a

Wallace da Silva Mello, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Graduado em História (UNIFSJ), Especialista em Política Brasileira (UNIFSJ), Mestre em Sociologia Política (UENF), Doutorando em Sociologia Política (UENF). Professor de História (SEEDUC-RJ)

Publicado

19-01-2021

Cómo citar

MELLO, W. da S. Relações civis-militares no Brasil: interpretações sobre o "Poder Moderador" e as forças armadas brasileiras. Alamedas, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 160–177, 2021. DOI: 10.48075/ra.v8i2.25010. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/25010. Acesso em: 23 jul. 2025.

Número

Sección

Artigos e Ensaios