OS ESTADOS E OS ILEGALISMOS FRONTEIRIÇOS: UM ESTUDO SOBRE A FRONTEIRA DA PAZ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v9i1.26611

Palavras-chave:

Fronteira de Sant'Ana do Livramento e Rivera, Ilegalismos, Mercado fronteiriço

Resumo


O presente estudo se insere na temática envolvendo as fronteiras internacionais e suas dinâmicas sociais e tem como objetivo analisar alguns fenômenos no encontro do Brasil com o Uruguai. Buscando investigar alguns cruzamentos entre a gestão dos Estados na fronteira formada pelos municípios de Sant'Ana do Livramento e Rivera por meio das construções foucaultianas de ilegalismos. Para tanto, utilizou-se da observação participante e da pesquisa bibliográfica como principais recursos metodológicos.

Biografia do Autor

Almeida Núñez Núñez Almeida, Universidad de la República del Uruguay

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo/USP, con pós-doutorado no PPGEEI/UFRGS. Mestra em Sociologia pela UFRGS e graduada em Direito pela UCPEL. Atualmente é docente e pesquisadora da Universidad de la República del Uruguay e investigadora da Asociación Nacional de Investigación e Innovación del Uruguay/ANII.

Downloads

Publicado

18-02-2021

Como Citar

NÚÑEZ ALMEIDA, A. N. OS ESTADOS E OS ILEGALISMOS FRONTEIRIÇOS: UM ESTUDO SOBRE A FRONTEIRA DA PAZ. Alamedas, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 179–195, 2021. DOI: 10.48075/ra.v9i1.26611. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/26611. Acesso em: 9 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios