Os estados e os ilegalismos fronteiriços

um estudo sobre a fronteira da paz

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v9i1.26611
Agencias de apoyo

Palabras clave:

Fronteira de Sant'Ana do Livramento e Rivera, Ilegalismos, Mercado fronteiriço

Resumen

O presente estudo se insere na temática envolvendo as fronteiras internacionais e suas dinâmicas sociais e tem como objetivo analisar alguns fenômenos no encontro do Brasil com o Uruguai. Buscando investigar alguns cruzamentos entre a gestão dos Estados na fronteira formada pelos municípios de Sant'Ana do Livramento e Rivera por meio das construções foucaultianas de ilegalismos. Para tanto, utilizou-se da observação participante e da pesquisa bibliográfica como principais recursos metodológicos.

Biografía del autor/a

Letícia Almeida Núñez, Universidad de la República del Uruguay

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo/USP, con pós-doutorado no PPGEEI/UFRGS. Mestra em Sociologia pela UFRGS e graduada em Direito pela UCPEL. Atualmente é docente e pesquisadora da Universidad de la República del Uruguay e investigadora da Asociación Nacional de Investigación e Innovación del Uruguay/ANII.

Publicado

18-02-2021

Cómo citar

NÚÑEZ, L. A. Os estados e os ilegalismos fronteiriços: um estudo sobre a fronteira da paz. Alamedas, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 179–195, 2021. DOI: 10.48075/ra.v9i1.26611. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/26611. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos e Ensaios