Não mate as bixas, deixe-as viver!
pensando o direito à vida a partir dos apontamentos de Emmanuel Levinas
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v9i2.26963Keywords:
Emmanuel Levinas, Direito à vida, Não matarás, Heteronormatividade, LGBT .Abstract
O presente trabalho busca refletir, a partir dos apontamentos teóricos de Emmanuel Levinas, o direito à vida, uma vez que alguns “cidadãos de bem” se acham no direito de escolher quem pode e deve viver. Assim, torna-se necessário questionar as constantes mortes e perseguições à comunidade LGBT+, tendo em vista a nossa atual situação política-ideológica heteronormativa que, através do atual presidente da república Jair Messias Bolsonaro e de suas pautas governamentais, faz por disseminar discursos de ódio contra tais minorias. Logo, torna-se fundamental discutir, além do atual cenário compulsório que legitima a heterossexualidade como forma “sadia” de viver a sexualidade, sobre a falta de cuidado com outro e as diferentes forma de viver. Assim, cremos existir somente uma forma de viver nossa sexualidade, fazendo das outras uma “aberração” e “pecado”. Tais idealizações refletem diretamente em formas de violência tanto simbólica quanto física, acarretando em mortes de pessoas LGBT’s. Desta forma, a partir dos apontamentos teóricos de Levinas (2010), refletiremos sobre o não matarás. Não matem as bixas, deixem-as viver e sonhar. Desse modo, para dar sustentação a discussão tecida aqui, seguimos os preceitos da pesquisa bibliográfica, que é desenvolvida diante de material já elaborado, constituído de livros e artigos científicos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Alamedas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.