A influência do pensamento humanista de Karl Marx na pedagogia do oprimido de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v11i1.30726Resumo
Este trabalho visa mostrar a influência do humanismo filosófico de Karl Marx na construção de uma pedagogia crítica em Paulo Freire, apresentada na sua obra magna Pedagogia do Oprimido. Para tanto, será analisado o humanismo filosófico de Marx, a fim de entender como sua tese sobre materialismo histórico e a ação dos indivíduos sobre a realidade, a transforma em uma realidade opressora. Assim, baseando-se no pensamento marxiano, Freire compreende que a ação dos seres humanos na sociedade capitalista os classifica em opressores (proprietários, para Marx) e oprimidos (operários, no sentido marxiano). Mas, é também mediante a práxis que os indivíduos têm a condição de superar a dicotomia opressor-oprimido, a qual os rotula de acordo com funções sociais. Partindo dessas concepções filosóficas, explicar-se-á o projeto pedagógico de Paulo Freire, ao mostrar que ele visa a libertação dos oprimidos por meio da educação. A libertação acontece quando se tem uma educação crítica, que permite educador e educando dialogarem-se e construírem perspectivas de mudanças da realidade que os oprimem e os aliena. Assim, é nesse ponto que os indivíduos têm o poder de resgatar sua humanidade, a qual fora roubada e reificada pela sociedade capitalista, tornando assim, seres autênticos.
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