Ensaio sobre eros e o ensino de filosofia
uma reflexão a partir de Platão e Han
Resumo
O presente trabalho visa refletir sobre o ensino de filosofia e Eros. Buscamos pensar a partir de Platão em sua obra O Banquete e o Byung-Chul Han A Agonia de Eros. O que é ensinar Filosofia? É possível ensinar o inensinável? Dessa maneira, refletir sobre Eros e o ensino de filosofia nos possibilita indagarmos a importância do atravessamento por Eros no ato de filosofar. Sob esse prisma, o amor nasce na negatividade, é intempestivo! E indagamos: “existe ainda espaço para o amor”? “Existe espaço para pensar o amor/conhecimento? Com essa sociedade do cansaço e da transparência, ainda há espaço para o Amor? Como expõe Han: “Pensa-se hoje que o amor perece devido à liberdade de escolha ilimitada, às numerosas opções e à coação do ótimo, e que, num mundo de possibilidades ilimitadas, o amor não é possível”[1]. Excesso de razão? A extensão tecnológica? Negação do outro? Alto nível de positividade? Autorreferência do eu-visão narcísica? Anulação da alteridade, dito isso, mergulhamos em uma reflexão sobre o amor e o ato de ensinar filosofia.
[1] Agonia de Eros, 2014, p. 9.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alamedas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.