O “ateísmo” antropológico de Ludwig Feuerbach

Uma proposta de restauração do ser humano sensorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v11i2.32113

Resumo

O pensamento de Ludwig Feuerbach tem como proposta fundamental a compreensão dos fenômenos religiosos através da redução desses fenômenos à dimensão humana. Dessa forma, buscarei aqui entender em que aspectos a filosofia de Feuerbach não deve ser caracterizada meramente como uma “filosofia ateísta”, mas sim, como uma antropologia humanista ou uma nova filosofia que tem no cerne de seu entendimento a compreensão do ser humano a partir do próprio ser humano enquanto sensorialidade. Nossas hipóteses são de que Feuerbach, por ter tratado acerca do tema da religião acabou sendo relegado apenas como um hermeneuta do cristianismo ou ateu inveterado, o que não parece ser completamente aceitável. Sua filosofia buscou, acima de qualquer coisa, a confirmação de uma antropologia fundada no ser humano sensível, o qual existem condições que predispõem a existência da sensorialidade humana tais como moradia, alimento, educação, trabalho, mas que, ao que parece, foram temas relegados no pensamento feuerbachiano. Feuerbach buscou na religião apenas o alicerce para sua defesa final: o ser humano completo. Nossas conclusões foram de que apesar de Feuerbach ser tratado como “ateu missionário” ou “ateu inveterado” ou até mesmo um mero crítico da religião, buscou sempre, mesmo que de forma não tão explícita, resgatar os homens de sua condição religiosa insensível, sem a mediação com o conteúdo material do mundo. Em suma, Feuerbach foi um dois maiores precursores da antropologia moderna, visto que centralizou o homem na questões terrenas.

Biografia do Autor

Kelvin Amorim de Melo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Filosofia Ética e Política com ênfase em Fundamentação da Ética em Ludwig Feuerbach pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/CNPq). Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2021) e também é participante do Projeto de Pesquisa "Ludwig Feuerbach e Pensamento Pós-hegeliano" (GPELF).

Agemir Bavaresco, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutor em Filosofia pela Universidade Paris I (Pantheon-Sorbonne, 1997). Graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). Bacharelado em Direito pela Universidade Católica de Pelotas (2007). Pesquisa e intercâmbio interinstitucional. Desenvolvimento de Redes de pesquisa interdisciplinar e de cooperação e intercâmbio internacional. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pesquisa a partir de um viés interdisciplinar nas áreas de Filosofia Moderna, Filosofia Social e Filosofia Política Brasileira. Dedica-se a atualização do tema Contradições da Democracia e Opinião Pública.

Downloads

Publicado

23-12-2023

Como Citar

AMORIM DE MELO, K.; BAVARESCO, A. O “ateísmo” antropológico de Ludwig Feuerbach: Uma proposta de restauração do ser humano sensorial. Alamedas, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 146–161, 2023. DOI: 10.48075/ra.v11i2.32113. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/32113. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios