Jean-Jacques Rousseau e o "eu humano"
a consciência como elemento fundamental da moralidade
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v11i3.32596Resumo
O tema desta pesquisa é a fundamentação da moralidade e, consequentemente, das ações políticas em Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). O problema ao qual se busca dar uma solução com este estudo é como o “eu humano”, a consciência do indivíduo é estruturada e supera as contradições e os desafios morais para a concretização de uma sociedade cuja composição do corpo social não venha a se corromper. O objetivo geral é investigar se há, de fato, uma teoria da consciência escrita por Rousseau e elucidar como a consciência, muito mais do que a razão, fundamenta a moralidade e resolve o problema da corrupção do homem no estado civil. A principal obra de Rousseau a ser estudada é Emílio ou da educação (1757). Os objetivos específicos aqui propostos são: 1º) Estudar a consciência como fundamento das ações políticas do sujeito. 2º) Explorar como a consciência se relaciona com a razão e como as duas estão atreladas ao sistema de educação rousseauista. 3º) Examinar a pedagogia positiva, fase do processo de educação proposto por Rousseau. 4º) Entender como o “eu humano” percebe e se relaciona com o “eu do outro” e a relação disso com a capacidade do sujeito de ir e vir, do interior e do exterior de si. O tema aqui pesquisado se justifica da seguinte maneira: no âmbito acadêmico e científico a presente pesquisa é de fundamental importância porque pode contribuir para o aprofundamento dos estudos sobre Rousseau, um dos filósofos clássicos que mais influenciou tanto a educação quanto a política moderna. A metodologia a ser utilizada é eminentemente bibliográfica, partindo-se, principalmente, das obras de Rousseau. A hipótese ou resultado esperado é a seguinte: a confirmação da consciência, antes mesmo do que a razão, como fundamento da moralidade no pensamento, na obra de Jean-Jacques Rousseau. Como consequência disso, a constatação de que a educação proposta pelo genebrino, iniciada pela fase negativa e avançando pela fase positiva, estabelece uma via real para solucionar a corrupção moral da sociedade porque exercita as ações com base na consciência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alamedas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.