Fundamentos filosóficos para o componente curricular projeto de vida
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v11i3.32601Resumo
Este trabalho aborda o componente curricular Projeto de Vida, que passou a ocupar espaço disciplinar no Ensino Médio com a última reforma educacional. É inegável a centralidade que o Projeto de Vida ganhou com a última reforma educacional, ele exerce, ao mesmo tempo, a função de princípio norteador, tema transversal e componente curricular (disciplina). Atravessa toda a Educação Básica, mas se destaca principalmente no Ensino Médio, no bloco dos Itinerários Formativos, onde virou componente curricular obrigatório. A problemática central desse trabalho é: se a disciplina Projeto de Vida está presente, o que podemos fazer com ela? Para tanto, convém refletir sobre o que ela propõe e como fazer para garantir aos nossos jovens uma formação de qualidade. De modo que essa disciplina não se transforme em sessão de terapia, não vire momento de testes vocacionais e não seja espaço de práticas esvaziadas de teorias. São três as dimensões definidas pela BNCC como fundamentais para contribuir com a construção do projeto de vida dos jovens: pessoal, social e profissional. Essas três dimensões coexistem com os conjuntos de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, apresentados pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) para compor o Projeto de Vida: autoconhecimento, expansão e exploração e planejamento. Por conseguinte, essas três subdivisões são as mesmas exigidas para os livros didáticos de Projeto de Vida no Edital de convocação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) publicado em novembro de 2019, o que mostra o entrosamento e o esforço da sociedade política e civil para consolidar essa nova disciplina. Assim, tal pesquisa foi realizada a partir de análises legislativas e referenciais nacionais oficiais, para fundamentar as mudanças impostas pela reforma educacional. Também foram analisados 18 dos 24 livros didáticos de Projeto de Vida aprovados pelo PNLD na edição 2020. Para fundamentar e demonstrar a importância de conhecimentos filosóficos para essa nova disciplina recorreu-se às bibliografias filosóficas. Mediante a apreciação destes materiais objetivou-se demonstrar que elementos filosóficos estão presentes em todas as dimensões que constituem a disciplina Projeto de Vida e que a formação filosófica é a mais adequada para o professor que a assumir.
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