Franz Brentano e a descrição psíquica do sentimento estético
breves considerações
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v11i3.32611Resumo
O propósito deste trabalho é explicitar os pontos fundamentais da proposta brentaniana de fundamentação da estética, à luz da sua 24ª Tese de Habilitação, anunciada do seguinte modo: “os conceitos de bom e de belo se diferem na forma como denominamos algo bom, na medida em que é desejável, e belo na medida em que sua aparência é desejável”. Tal proposta baseia-se no fato de que Franz Brentano recepcionou e reformulou o método psicológico para (1) descrever a percepção do sentimento estético como um fenômeno psíquico, bem como (2) introduzir o conceito de intencionalidade para descrever as relações entre as partes constituintes de tal fenômeno psíquico. Resulta, portanto, desses dois fatos, que as relações entre os dois modos dos atos emotivos (aprazer e desprazer) e os dois modos de existência (estética) dos correlatos das presentações explicitariam a hierarquia existente entre os tipos de relações sentimentais dadas imediatamente na percepção interna.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alamedas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.