O problema da determinação
Deleuze, leitor de Kant
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v12i3.32789Palavras-chave:
Cogito kantiano, Determinação, Ideia, Deleuze, KantResumo
O problema da determinação é abordado por Deleuze no capítulo IV de Diferença e repetição (1968), com o intuito de proporcionar elementos para a produção de uma noção de diferença. O capítulo extrai uma série de consequências relevantes para o tratamento desse problema a partir de temas caros à tradição, desenvolvidos notavelmente no contexto do tratamento da noção de Ideia de parte da filosofia kantiana. Nosso estudo tenta identificar a estratégia de leitura desenvolvida por Deleuze em seus estudos sobre Kant. Sem dúvida, essa estratégia é muito difícil de discernir em Diferença e repetição, mas resulta evidente quando recorremos à monografia que dedicou a Kant em 1963, intitulada A filosofia crítica de Kant ou ao curso que ministra sobre o pensador alemão em 1978. Desse modo, será possível compreender a articulação de uma leitura retrospectiva que se utiliza da terceira Crítica para abordar problemas específicos no horizonte da primeira. O assunto que nos interessa se refere à determinação no âmbito da relação entre razão e entendimento na primeira Crítica, pois daí derivam as três dimensões que Deleuze descreve na Ideia, a saber, enquanto indeterminada, determinável e abrindo um horizonte de determinação infinita. Além disso, nosso estudo espera examinar o caso paradigmático que Deleuze utiliza para medir essas três dimensões, que se desenha com a interpretação kantiana do Cogito. A exposição se divide em cinco momentos: 1) esclarecemos a estratégia de leitura de Kant, assumida pelo autor francês; 2) descrevemos o papel do sentido interno enquanto mediação das dimensões constitutivas do Cogito kantiano; 3) estabelecemos as condições da separação entre as dimensões indeterminada e determinante na Ideia e no Cogito; 4) destacamos a relevância da distinção kantiana entre juízo determinante e juízo reflexivo; e, por fim, 5) examinamos a natureza da Ideia, dando especial destaque ao ideal de determinação infinita.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alamedas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.