Edgar Allan Poe e Walter Benjamin contra as artimanhas do autômato
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v12i3.33032Palavras-chave:
Filosofia, Crítica, História, AlegoriaResumo
Apresentada na primeira das teses Sobre o conceito de história (1940), de Walter Benjamin, a alegoria do jogador de xadrez acompanha a noção benjaminiana de filosofia da história e sua possibilidade de ser escovada a contrapelo, para rememorar a expressão do próprio escritor. Com o intuito de promover a interdisciplinaridade, este trabalho tem a pretensão de fazer a exposição da primeira das dezoito teses de Benjamin, apresentando as relações desta tese com a literatura de Edgar Allan Poe e a influência deste escritor na obra do filósofo Benjamin. Edgar Allan Poe escreve sobre um autômato enxadrista muito curioso, programado para vencer todas as partidas, e que representa o materialismo histórico; o mistério de suas habilidades se deve à presença da teologia, simbolizada por um anão escondido dentro da máquina. Benjamin revisita essa invenção para tratá-la como a possibilidade de reescrita da história dos sujeitos revolucionários como protagonistas, e não mais como coadjuvantes. A obra central para o desenvolvimento deste trabalho e seu debate é Walter Benjamin: aviso de incêndio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”, da autoria de Michael Löwy, estudioso do marxismo reconhecido por seus estudos e relações entre materialismo histórico e literatura. As questões que orientarão a exposição desse trabalho são as seguintes: Quais os papéis da religião e da alegoria na concepção histórica de Benjamin? Teologia e materialismo histórico podem juntos transformar a trágica realidade latino-americana? As discussões a respeito destas indagações são de fundamental importância para a atualização do debate filosófico em torno da luta contra a visão da história dos opressores. Para tanto, haverá a exposição do tema e do problema, além dos objetivos deste trabalho, permitindo que haja um debate democrático em torno de questões essenciais à compreensão de assuntos fundamentais para a compreensão do pensamento e da filosofia de Walter Benjamin.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alamedas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.