A contribuição do jovem Nietzsche para o fortalecimento da relação entre vida, pensamento e docência

Autores

  • Abraão Lincoln Ferreira Costa Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v12i2.33049

Palavras-chave:

Nietzsche, Filosofia, Pensamento, Vida, Docência

Resumo

O presente estudo tem o interesse de realizar uma reflexão a partir do uso dos termos “vida”, “pensamento” e “docência”. Para tanto, foram revisados diversos textos e as memórias do próprio autor, diretamente responsáveis pela motivação e início da sua tese de doutorado. Logo, o método empregado consiste no levantamento bibliográfico das obras de Friedrich Nietzsche e dos seus intérpretes que, antes e durante todo o processo de produção e defesa da tese, serviram de apoio para as conclusões alcançadas. Assim sendo, entende-se que a leitura dos escritos de juventude de Nietzsche, somados às experiências na docência do autor deste artigo, permitiram o desenvolvimento juntamente com a melhor noção acerca da relação entre vida, pensamento e docência.

Biografia do Autor

Abraão Lincoln Ferreira Costa, Universidade de Brasília

Filosofia

Downloads

Publicado

06-08-2024

Como Citar

COSTA, A. L. F. A contribuição do jovem Nietzsche para o fortalecimento da relação entre vida, pensamento e docência. Alamedas, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 7–14, 2024. DOI: 10.48075/ra.v12i2.33049. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/33049. Acesso em: 30 mar. 2025.