Da servidão à liberdade
o aprender como problema e conceito filosóficos
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v12i2.33065Palavras-chave:
Aprender, Servidão, LiberdadeResumo
Para pensar a questão: “afinal, qual é a tese da tua Tese?”, este percurso teórico cumpre a pretensão de propor uma abordagem eminentemente filosófica acerca do aprender, a fim de fornecer-lhe uma consistência conceitual e, consequentemente, afirmá-lo como um acontecimento que ocorre em um movimento que leva da servidão ao vislumbre da liberdade. Para tanto, primeiro, o aprender é pensado como uma noção pressuposta e subjetiva na filosofia antiga e na medieval, a partir de recortes das filosofias de Platão, de Aristóteles e de Tomás de Aquino; depois, na modernidade, ele ascende ao protagonismo filosófico, ao ser colocado como um problema, no percurso que leva do primeiro Discurso (1973) ao Emílio (1999), de Rousseau; e, por fim, na contemporaneidade, ele transita da via do problema para a via do conceito filosófico, a partir da filosofia da diferença de Deleuze e impulsiona pesquisas acadêmicas no âmbito da educação e áreas correlatas. Assim, tal percurso é composto por meio de ressonâncias entre as filosofias de Rousseau e de Deleuze, amparados pela perspectiva teórica da literatura de Cândido e pela narrativa literária de Exupéry, em um cenário caracterizado pelo entrelace da ética com a política. Nesse sentido, este estudo promove a abertura de um espaço para pensar o aprender por outras vias, para além do ensinar, da educação e de suas áreas correlatas. Além disso, também contribui para abrir outras linhas de interpretações das obras de Rousseau e de Deleuze, na medida em que, por um lado, investiga possíveis influências de Rousseau no pensamento de Deleuze e, por outro, incentiva uma leitura dos textos de Rousseau por meio do modo próprio de fazer filosofia proposto por Deleuze. Como fundamentação teórica, este estudo se encontra amparado pela bibliografia primária de Rousseau e de Deleuze, pela bibliografia secundária de comentadores e linhas de interpretações consolidadas de ambos os autores e de pesquisas acadêmicas atuais acerca do aprender.
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