Filosofia na educação infantil em Matthew Lipman

Autores

  • Larissa Cristina Cordeiro Unioeste
  • Ana Karine Braggio

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v12i3.33089

Palavras-chave:

Filosofia, Educação, Criança, Ensino, Fundamentos

Resumo

Matthew Lipman foi um filósofo e educador americano que se dedicou ao estudo do ensino de filosofia na educação infantil, desenvolveu um projeto no qual reinventa como encaramos a capacidade de entendimento das crianças nas suas primeiras formações educacionais. A pesquisa é motivada por uma questão central: como podemos reorganizar os fundamentos de como a filosofia é ensinada e adaptar conceitos complexos para torná-los compreensíveis para crianças? Esta reorganização dos fundamentos, segundo a visão de Lipman, visa preservar o pensamento crítico das crianças e desenvolver habilidades que envolvam a reflexão filosófica desde a infância. Um dos principais objetivos desta pesquisa é compreender os métodos eficazes para o ensino de filosofia às crianças. Isso implica não apenas na adaptação de conceitos, mas também criar estratégias pedagógicas que estimulem a curiosidade. Além disso, a pesquisa busca explorar como o ensino de filosofia pode ser vantajoso para o desenvolvimento infantil de maneiras multidisciplinares, mostrando que a filosofia pode se integrar a outras disciplinas, contribuindo para o desenvolvimento da escrita, da capacidade de concentração, da criatividade, do estímulo de raciocínio lógico, entre outras contribuições, enriquecendo assim a experiência educacional das crianças. Com base nisso, pretende-se demostrar que a filosofia, além de se integrar com outras disciplinas, consegue obter resultados no desenvolvimento positivo das crianças em qualquer outra atividade que seja proposta. O ensino de filosofia na educação infantil, para Matthew Lipman, envolve não somente o entendimento de conceitos, mas também a capacidade de promover um desenvolvimento filosófico no qual estejam presentes a reflexão e o pensamento crítico. Esta pesquisa será apoiada na obra A Filosofia Vai à Escola, de Matthew Lipman, buscando demonstrar desde uma nova abordagem do ensino de filosofia para crianças e seus fundamentos, até questões práticas que podem colaborar para um plano de educação e uma boa aplicação do ensino de filosofia na educação infantil.

Downloads

Publicado

13-08-2024

Como Citar

CORDEIRO, L. C.; BRAGGIO, A. K. Filosofia na educação infantil em Matthew Lipman. Alamedas, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 240–246, 2024. DOI: 10.48075/ra.v12i3.33089. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/33089. Acesso em: 6 abr. 2025.