A importância das humanidades na formação do cidadão
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v12i3.33204Palavras-chave:
Humanidades, cidadania, democraciaResumo
A democracia precisa das humanidades, sobretudo da filosofia e suas disposições, porque através desta o ser humano desenvolve suas habilidades de raciocinar, para melhor julgar e escolher, então ter um raciocínio crítico, uma argumentação consistente; cultivar a empatia; a compassividade, tornam-se valores que devem ser compactuados para quem busca uma vida com sentido. Nussbaum(2012) elenca três habilidades para o cultivo da humanidade: 1) a educação socrática que traz consigo a importância da “vida examinada” e que se traduz em refletir criticamente sobre si mesmo e suas próprias crenças; 2) ser cidadão do mundo, ou seja, o reconhecimento do outro como ser humano; daquele que é diferente de nós, dando o necessário respaldo à vida humana; 3) a imaginação narrativa que é a capacidade de se colocar no lugar no outro; experienciando emoções, vontades e anseios alheios. Diante deste contexto, aponta-se a pergunta que orienta a presente pesquisa, a saber: de que forma o estudo das humanidades interfere na construção da democracia? O objetivo que norteia este trabalho refere-se a identificar\analisar a importância do ensino das humanidades no processo da formação do cidadão, cuja relevância interfere na democracia. Adota-se metodologia bibliográfica e empírica na investigação do tema proposto, com o objetivo de ressaltar a importância das humanidades nos currículos do ensino médio ou das universidades, a fim de manter a democracia viva; saudável.
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