Controvérsia e conhecimento em Leibniz
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v12i3.33212Palabras clave:
Leibniz, Conhecimento, Controvérsia, IdentidadeResumen
A coletânea lançada em língua portuguesa de diversos opúsculos de Leibniz, com o nome bem definido de “A Arte das controvérsias” (com a organização e a disposição publicada pelo trabalho de Marcelo Dascal), nos permite o acesso a importantes opiniões, insights, posições éticas, políticas e teológicas, bem como de noções completas contidas em sua obra acerca da filosofia e suas repercussões; há, com muita clareza e propriedade, uma proposta teórico-metodológica que consiste em sistematizar o conhecimento humano e as ciências, afirmando e direcionando suas utilidades e funções em todos os terrenos possíveis da vida prática. Esse texto se propõe a demonstrar a importância do aspecto da controvérsia e das disputas filosóficas na construção do arcabouço teórico de Leibniz. Estamos no encalço da filosofia leibniziana preocupada com as formas de negociação entre distintos pontos de vista e conciliação entre a existência das distintas maneiras pelas quais o pensamento se manifesta, consolidando uma ars disputandi, através do desenvolvimento tanto da ars inveniendi como da ars judicandi. Pretendemos, dessa forma, demonstrar como Leibniz procura conciliar propostas filosóficas díspares e concorrentes de mundo e, ainda, como a razão torna-se a grande engrenagem desse movimento de trazer à luz os mais diversos pontos de vista sobre um determinado tema fundamental para o desenvolvimento humano.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Alamedas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.