Correntes teóricas do século XX e as dificuldades de efetivação da justiça social no Brasil

Autores/as

  • Lara Góes UNESA

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v5i2.17480
Agencias de apoyo
Capes

Palabras clave:

Cidadania, Desigualdades sociais

Resumen

Resumo: Este artigo visa dispor de algumas correntes teóricas do século XIX que se preocuparam em compreender as dificuldades de efetivação da justiça social.  Primeiramente analisarei as teorias descritivo-normativas e posteriormente verificarei como os intérpretes brasileiros trouxeram a discussão teórica para as reivindicações de igualdade no Brasil. Assim podemos compreender como se desenvolveu a trajetória da cidadania no Brasil e ressaltar que embora tenhamos conseguido alcançar, entre altos e baixos, um sistema democrático de igualdade de direitos, sua efetivação de forma mais abrangente ainda não se efetivou em sua integralidade.

 

Biografía del autor/a

Lara Góes, UNESA

Professora do Departamento de Direito da Unesa. Pós-doutora em  Estudos de gênero e Direitos Humanos  pelo PNPD/Capes/Unesa.Doutora em Ciências sociais pela Puc-Rio. Doutora em Filosofia pela UFRJ.

Publicado

20-01-2018

Cómo citar

GÓES, L. Correntes teóricas do século XX e as dificuldades de efetivação da justiça social no Brasil. Alamedas, [S. l.], v. 5, n. 2, 2018. DOI: 10.48075/ra.v5i2.17480. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/17480. Acesso em: 18 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos e Ensaios