A falta de laicidade e a intolerância religiosa das escolas públicas brasileiras e o papel da disciplina de ensino religioso

Autores/as

  • Michelle de Paula Pupo Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v5i2.18127
Agencias de apoyo

Palabras clave:

laicidade, educação, intolerância

Resumen

Resumo: Este artigo se propõe a tratar sobre a falta de laicidade das escolas públicas brasileiras e a importância da disciplina de ensino religioso no combate a intolerância religiosa dentro das escolas públicas. O Brasil em sua Constituição é um Estado laico, mas no cotidiano percebemos que é somente uma mera formalidade, um exemplo são os feriados cristãos em nosso calendário, ainda existe intolerância religiosa no Brasil e a escola é um espaço que não foge disso. Buscando analisar através de reportagens que mostram essa falta de laicidade e a intolerância religiosa dentro das escolas públicas brasileiras, tanto por parte de professores como de alunos.

Biografía del autor/a

Michelle de Paula Pupo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em ciências sociais pela Faculdade Sagrada Família (FASF-PR), com especialização na área de metodologia do ensino religioso e filosofia, educação especial e psicopedagogia, atualmente é mestranda em história, cultura e identidades na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG-PR)

Publicado

20-01-2018

Cómo citar

PUPO, M. de P. A falta de laicidade e a intolerância religiosa das escolas públicas brasileiras e o papel da disciplina de ensino religioso. Alamedas, [S. l.], v. 5, n. 2, 2018. DOI: 10.48075/ra.v5i2.18127. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/18127. Acesso em: 18 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos e Ensaios