Gênero e o trabalho na pecuária familiar

uma leitura a partir da divisão sexual do trabalho

Autores/as

  • Tatielle Langbecker Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v5i2.18132
Agencias de apoyo
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, CAPES (bolsa)

Palabras clave:

Divisão de sexual do trabalho, Gênero, Pecuária familiar.

Resumen

Este artigo tem por objetivo analisar elementos da estrutura de trabalho e das dinâmicas familiares que identifiquem a divisão sexual do trabalho na pecuária familiar em Encruzilhada do Sul/RS, calcadas na perspectiva de gênero. Sinaliza-se que a situação das mulheres na pecuária familiar em determinada realidade no Rio Grande do Sul concorda com a ótica da divisão sexual do trabalho na agricultura, constituída pelas atividades de trabalho determinadas conforme os sexos. Metodologicamente fundamenta-se na perspectiva qualitativa utilizando-se de entrevistas com mulheres pecuaristas familiares e analisando-as a partir da análise de conteúdo categorial. Por fim, salienta-se que a pecuária de corte local carrega aspectos socioculturais que a instituem como atividade masculina. As mulheres são responsabilizadas por trabalhos “auxiliares”, mesmo que sejam os mesmos desempenhados pelos homens.

Biografía del autor/a

Tatielle Langbecker, Universidade Federal de Santa Maria

Tecnóloga em Agronegócio pela Universidade Federal do Pampa, Mestre em Desenvolvimento Rural e Doutoranda em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado

20-01-2018

Cómo citar

LANGBECKER, T. Gênero e o trabalho na pecuária familiar: uma leitura a partir da divisão sexual do trabalho. Alamedas, [S. l.], v. 5, n. 2, 2018. DOI: 10.48075/ra.v5i2.18132. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/18132. Acesso em: 18 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos e Ensaios