Desnudamento do totalitarismo numa visão arendtiana

estruturas do ontem, do hoje para um não-amanhã

Autores/as

  • Carlos Fernando Silva Brito Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v6i1.18921
Agencias de apoyo

Palabras clave:

Arendt, Totalitarismo, Estruturas totalitárias.

Resumen

A sociedade hodierna fora marcada exclusivamente pelos eventos ocorridos no século XX, de modo especial pelos horrores das duas Guerras Mundiais. Tais acontecimentos deixaram legados para a sociedade hodierna, e estes legados só podem ser enxergados a partir da tomada de conhecimento daquilo que foi a estrutura do totalitarismo. Visando esclarecer a cerca de tais estruturas o presente artigo baseado na obra de Hannah Arendt, e nos comentários de Cristina Ribas e Celso Lafer desenvolverá um leve esboço de estruturas básicas do referido regime. Numa posição propositiva ter-se-á que ao fim do artigo questionamentos serão deixados como pistas para a reflexão sobre a sociedade brasileira aos futuros leitores da obra de Arendt.

Palavras-chave: Arendt; Totalitarismo; Estruturas totalitárias.

Biografía del autor/a

Carlos Fernando Silva Brito, Universidade Federal do Piauí

Nasceu em 1997, natural do Estado do Maranhão, Garduado em Filosofia pelo Instituto de Estudos superiores do Maranhão (IESMA), Especialista em ética e filosofia política pela UnYleYa, Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí.

Publicado

25-05-2018

Cómo citar

BRITO, C. F. S. Desnudamento do totalitarismo numa visão arendtiana: estruturas do ontem, do hoje para um não-amanhã. Alamedas, [S. l.], v. 6, n. 1, 2018. DOI: 10.48075/ra.v6i1.18921. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/18921. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos e Ensaios