O tema das desigualdades educacionais no contexto pós segunda guerra mundial

Autores/as

  • Rodrigo Oliveira Lessa IF Baiano

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v6i2.19081
Agencias de apoyo
IF Baiano, CAPES

Palabras clave:

Sociologia da Educação. Desigualdades sociais. Segunda Guerra Mundial.

Resumen

Neste estudo buscamos trazer um panorama sobre algumas das mais relevantes pesquisas e reflexões sobre o tema da educação no âmbito da teoria sociológica no contexto pós Segunda Guerra Mundial. Por meio deste levantamento, analisamos de que maneira esta produção respondeu aos desafios lançados pelas contradições envolvendo os movimentos de expansão e retração do ensino básico e universitário, bem como o combate e a reprodução das desigualdades sociais envolvendo os processos educacionais. São revisitadas as ideias e questões fundamentais trazidas pelos os surveys e pesquisas quantitativas que revelaram a fragilidade projeto de uso da educação como instrumento de promoção da ascensão econômica da classe trabalhadora, como o Relatório Coleman (1966) e as produções do Institut National d’Études Démografiques (INED), além das teorias da reprodução de Pierre Bourdieu e Louis Althusser, que problematizaram os conhecimentos e práticas escolares fenômenos de manutenção e reprodução de desigualdades.

Biografía del autor/a

Rodrigo Oliveira Lessa, IF Baiano

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Membro do Núcleo de Estudos Ambientais e Rurais - NUCLEAR, com sede na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FFCH da UFBA. Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano. Autor do livro O Conflito Social no Campo no Cinema Documentário Brasileiro: luta de classes e representação fílmica (2016) e um dos organizadores de Cinema Documentário Brasileiro em Perspectiva (2013).

Publicado

06-07-2018

Cómo citar

LESSA, R. O. O tema das desigualdades educacionais no contexto pós segunda guerra mundial. Alamedas, [S. l.], v. 6, n. 2, 2018. DOI: 10.48075/ra.v6i2.19081. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/19081. Acesso em: 12 may. 2024.

Número

Sección

Artigos e Ensaios