Há filosofia(s) da(s) sexualidade(s)?

Autores/as

  • Pedro Farias Mentor

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v7i2.23090
Agencias de apoyo

Palabras clave:

Corpo. Epistemologia. Gênero-Sexualidade-Sexo. História da Filosofia. Política.

Resumen

O presente artigo pretende explicitar a necessidade e a possibilidade de falarmos de filosofias das sexualidades como um influxo importante na renovação dos cursos e dos debates em filosofia, principalmente em universidades públicas do Brasil. Para tanto, partiremos (I) das definições etimológicas e conceituais do termo “sexualidade”, (II) a relação entre o espaço acadêmico, estudos de sexualidade, a atividade filosófica e o papel do senso comum, (III) um interlúdio sobre as diferenças entre filosofia no, a partir, e do Brasil para que possamos pensar as especificidades nacionais, e finalmente (IV) uma introdução de alguns agentes brasileiros que contribuem incessantemente ao tema.

Biografía del autor/a

Pedro Farias Mentor

Graduando em Filosofia pela Universidade de Brasília. Pesquisador na área de Filosofia Contemporânea e Filosofia Política. Membro do grupo de pesquisa anarchai - metafísica e política contemporâneas.

Publicado

20-12-2019

Cómo citar

MENTOR, P. F. Há filosofia(s) da(s) sexualidade(s)?. Alamedas, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 44–67, 2019. DOI: 10.48075/ra.v7i2.23090. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/23090. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos e Ensaios