Concepções acerca da identidade e da diferença

Autores/as

  • Elemar Kleber Favreto Universidade Estadual de Roraima - UERR

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v8i1.24163
Agencias de apoyo

Palabras clave:

Hegel, Dialética, Negação

Resumen

O presente estudo discorre sobre a dialética hegeliana como uma ontologia da negação, onde o não-ser é essencial para que o ser não seja considerado imutável. Nesse sentido, a ontologia hegeliana mostra a potencialidade da dialética na compreensão do movimento e do próprio tempo, ou seja, na compreensão da realidade do mundo. A dialética não é um mero sistema argumentativo, que visa a relação entre uma tese apresentada e a sua antítese, formando a síntese, ela é o próprio movimento ontológico do mundo e do homem, que faz com que o ser se modifique em um outro (seja outro), na medida em que se relaciona com aquilo que ele não é. Só essa relação da identidade de algo com aquilo que não é idêntico a ele é que fará com que ele possa vir-a-ser outra coisa que não si mesmo. Este trabalho está centrado em uma pesquisa essencialmente bibliográfica, que tenta abordar os conceitos hegelianos que estão em jogo na sua lógica dialética, de modo que, a partir desses conceitos, seja possível buscar referenciais contemporâneos que mostrem as contribuições de Hegel para a consolidação da filosofia moderna e apontem possibilidades de superação de suas dificuldades teóricas.

Biografía del autor/a

Elemar Kleber Favreto, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Bacharel e Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do oeste do Paraná - UNIOESTE. Professor do curso de Filosofia da Universidade Estadual de Roraima - UERR.

Publicado

14-08-2020

Cómo citar

FAVRETO, E. K. Concepções acerca da identidade e da diferença. Alamedas, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 174–187, 2020. DOI: 10.48075/ra.v8i1.24163. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/24163. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos e Ensaios