Trabalho e imigração

experiências nas narrativas dos haitianos/haitianas acerca das fronteiras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v9i1.26549
Agencias de apoyo

Palabras clave:

Imigração haitiana, Trabalhadores, Fronteiras,

Resumen

Este artigo é um recorte de minha tese de Doutorado da qual durante os anos de 2016 a 2020 entrevistei haitianos e haitianas que viviam na cidade de Cascavel, localizada na região Oeste do Paraná. Dentre as principais temáticas, elencadas em meu trabalho, as seguintes foram preponderantes: i) trajetórias de vida; ii) trajetórias de imigração; iii) trajetórias de trabalho e iv) trajetórias de luta. Ademais, especificamente para este texto, proponho analisar que para além das fronteiras físicas ultrapassadas pelos haitianos desde que saíram do Haiti para que chegassem até o Brasil, houve também as fronteiras do imaginário popular que mesmo após anos da imigração haitiana para o Brasil, parte da população brasileira insiste em lidar com os imigrantes como “os outros”. Deste modo, busco sintetizar alguns dos aspectos vivenciados pelos haitianos durante o processo de emigração do Haiti, as dificuldades do trajeto até a chegada no Acre e as condições vividas no acampamento e por fim, como interpretam intrinsecamente suas experiências de trabalho e imigração no Oeste do Paraná, região da qual no último levantamento realizado em 2019 condizia com aproximadamente dez mil imigrantes haitianos.

Biografía del autor/a

Joselene Ieda Santos Lopes Carvalho, Unioeste

Doutoranda em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Vinculada à Linha de Pesquisa de Trabalho e Movimentos Sociais. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Email:joohieda@hotmail.com. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-4210-2027

Publicado

18-02-2021

Cómo citar

CARVALHO, J. I. S. L. Trabalho e imigração: experiências nas narrativas dos haitianos/haitianas acerca das fronteiras. Alamedas, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 64–75, 2021. DOI: 10.48075/ra.v9i1.26549. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/26549. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos e Ensaios