Currículo de referência de Mato Grosso do Sul de ciências humanas e sociais aplicadas (CHASA)

um caminho para a construção identitária dos jovens indígenas

Autores/as

  • Jaiane da Silva Souza UFMS

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v10i1.29072

Resumen

Esse trabalho surge da inquietação em saber que o número de escolas indígenas é insuficiente para atender a população indígena. Isto posto, quando os estudantes indígenas frequentam escolas não indígenas deveriam vivenciar uma inclusão étnica e cultural. Nesse sentido, nosso trabalho objetiva analisar o currículo de referência da educação pública do Mato Grosso do Sul, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, de maneira a identificar os elementos que ali tornam possíveis a transmissão e produção de conhecimentos “tradicionais” e permite um ponto de interpelação (HALL, 2000) para a formação das identidades indígenas. Enaltecemos os temas do currículo que fazem com que os estudantes indígenas possam ser protagonistas durante o processo de ensino-aprendizagem, desde a abordagem do colonialismo e ocupação do território brasileiro na 1ª série do ensino médio até estudarem os processos identitários e resistência cultural na 3ª série. Destacamos a importância do estudante protagonista no processo de aprendizagem para que os conteúdos possam ser construídos a partir da experiência de cada envolvido. Nesse sentido, é perceptível uma trilha de desenvolvimento dos conteúdos ao longo dos três anos de Ensino Médio.

Biografía del autor/a

Jaiane da Silva Souza, UFMS

Aluna da pós graduação em ensino de Sociologia na UFMS. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia PPGGEO/UFMS/CPTL. Licenciada em Geografia pela UFMS/CPTL.
Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Geografia PPGGEO/UFMS/CPTL Licenciada em Geografia pela UFMS/CPTL jaianeufms@hotmail.com

Publicado

01-10-2022

Cómo citar

DA SILVA SOUZA, J. Currículo de referência de Mato Grosso do Sul de ciências humanas e sociais aplicadas (CHASA): um caminho para a construção identitária dos jovens indígenas. Alamedas, [S. l.], v. 10, n. 1, 2022. DOI: 10.48075/ra.v10i1.29072. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/29072. Acesso em: 18 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos e Ensaios