A vida da lei

reconhecimento, liberdade e dominação na filosofia do direito de Hegel

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v12i2.33264

Palabras clave:

Hegel, Liberdade, Dominação, Reconhecimento

Resumen

O presente texto, escrito em razão da mesa-redonda “Qual é a tese da tua tese?”, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unioeste durante o XXVI Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea (2023), busca apresentar e comentar resumidamente a tese de nosso trabalho de doutorado A vida da lei: reconhecimento, liberdade e dominação na Filosofia do Direito de Hegel (2021), defendido neste mesmo programa. Mediante a abordagem do problema subjacente à investigação, busca-se introduzir a tese enquanto tentativa de resposta a ele articulada na forma de uma leitura da teoria da liberdade de Hegel. A tese principal é apresentada como a afirmação da existência de um modelo de crítica social imanente na Filosofia do Direito. Aborda-se ainda brevemente a leitura do conceito hegeliano de crítica na tradição do marxismo ocidental, em particular em alguns autores da primeira geração da Teoria Crítica da sociedade.

Biografía del autor/a

Patrícia Riffel de Almeida, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Doutoranda em Filosofia

Graduação e mestrado em Filosofia na Universidade Estadual de Maringá. Doutoranda em Filosofia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atuando principalmente nos temas: ética, filosofia política, filosofia social, Hegel, idealismo alemão, marxismo, teoria crítica, teorias da justiça, filosofia do direito.

 

Publicado

06-08-2024

Cómo citar

ALMEIDA, P. R. de. A vida da lei: reconhecimento, liberdade e dominação na filosofia do direito de Hegel. Alamedas, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 78–85, 2024. DOI: 10.48075/ra.v12i2.33264. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/33264. Acesso em: 3 jul. 2025.