Afetividade e pessoa na fenomenologia de Dietrich Von Hildebrand
DOI:
https://doi.org/10.48075/aoristo.v1i2.18215Palavras-chave:
Fenomenologia realista, pessoa humana, Método fenomenológicoResumo
O presente estudo tem o objetivo de apresentar a "fenomenologia da afetividade" elaborada pelo filósofo Dietrich von Hildebrand (1889-1977), discípulo de Husserl e que produziu análises filosóficas a partir da denominada "fenomenologia realista", ou seja,
uma filosofia fenomenológica da verdade, mas que mantém o contato existencial com a realidade, a partir do conhecimento das essências genuínas e do conhecimento a priori. Para o filósofo somente por meio do método fenomenológico é possível alcançar genuinamente o conhecimento a priori das essências dos fenômenos e assim, chegar à verdade e a profundidade do fenômeno. A investigação filosófica de Hildebrand se baseia diretamente na experiência humana, assim, para conhecer a essência do ser humano é importante analisar os fenômenos da vida consciente. Hildebrand afirma em sua análise fenomenológica que a pessoa humana é um ser espiritual e que possui três estruturas intencionais: o entendimento, a vontade e a afetividade. Essas três estruturas da pessoa humana são, em verdade, a estrutura ontológica do ser humano e cada uma delas compõem “centros operativos” de
vivências. Assim, esse artigo visa apresentar a vida e o pensamento de Hildebrand, explicitando a questão da pessoa humana e da afetividade, diante de tantas confusões conceituais, uma vez que, segundo Hildebrand, a afetividade é a estrutura da pessoa humana que melhor expressa a vida interior humana. É por meio da afetividade que é possível dizer que vivemos algo. Sendo assim, o filósofo exige uma análise radical e rigorosa, entendendo fenomenologicamente a resposta afetiva possuidora de um caráter ativo e que expressa a tomada de decisão em relação aos acontecimentos no ser humano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright Notice
1. I grant the AORISTO – International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
2. I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
3. I also agree that the manuscript will be submitted according to the Aoristo’s publication rules described above.
License Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, which allows you to share, copy, distribute, display, reproduce, in whole or in part, for as long as there is no commercial purpose, and authors and source are cited.