Existência, liberdade e possibilidade:
considerações sobre a crítica ao determinismo em Sartre
DOI:
https://doi.org/10.48075/aoristo.v1i2.18222Palavras-chave:
Liberdade, Responsabilidade, Contingência, Valorar, acontecimento, ImplicaçãoResumo
A partir das noções de liberdade, situação e responsabilidade e suas relações, apresentada nos textos sartrianos aqui escolhidos – a saber: O existencialismo é um humanismo e O ser e o nada –, objetiva-se destacar a crítica à doutrina do livre-arbítrio, própria do pensar cristão, que acarreta a recusa do pensar determinista em Sartre a respeito das ações e condutas humanas, sobretudo no destaque que o filósofo confere aos termos situação e contingência, vinculadas à sua compreensão de liberdade. Trata-se de sinalizar, na ênfase do valorar singular enquanto compreendido como próprio do humano, a sua consequência: a recusa do caráter transcendente das ideias de bem e mal, virtude ou vício, que não deixam de apontar para uma concepção ética na visão sartriana da existência humana e do modo de agir e posicionar-se no mundo. Em síntese, a motivação maior se volta para a reelaboração da moral para além do pensar cristão, que acentua a implicação do sujeito no seu fazer-se, a sua responsabilidade em relação aos acontecimentos e projetos que eliminam a passividade e a indiferença na ação e no posicionamento do parasi no mundo, que a ele se apresenta e nele ele se revela.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright Notice
1. I grant the AORISTO – International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
2. I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
3. I also agree that the manuscript will be submitted according to the Aoristo’s publication rules described above.
License Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, which allows you to share, copy, distribute, display, reproduce, in whole or in part, for as long as there is no commercial purpose, and authors and source are cited.