Mercado público de Porto Alegre e arquitetura eclética
da proteção de matriz africana ao controle psicossocial
DOI:
https://doi.org/10.48075/aoristo.v7i3.34396Palavras-chave:
Mercado público, religiões afro-brasileiras, arquitetura, controle psicossocialResumo
O estudo realiza uma análise histórico-crítica de como os cidadãos de Porto Alegre vivenciaram as mudanças estruturais e as instrumentalizações de controle psicossocial nas décadas de 1910 e 1920, com foco no Mercado Público (MP). O objetivo é explicitar como a estrutura do mercado funcionava, simultaneamente, enquanto um dispositivo de segurança cultural e controle psicossocial sobre os corpos nas relações de consumo de bens e serviços. Investiga-se em que contexto foram introduzidos os dispositivos de segurança cultural e de controle panóptico arquitetônico, ou seja, quais são as diferentes concepções de segurança presentes no MP. Para interpretar esse fenômeno histórico arquitetônico, são utilizadas referências como “Porto Alegre, Arquitetura e Estilo – 1880 a 1930” de Bárbara Schäffer e “Vigiar e Punir” de Foucault. Primeiramente, descreve-se a edificação, a origem arquitetônica do entorno do MP e a inclusão da religiosidade popular do Batuque gaúcho. Em seguida, reconstrói-se o sistema de controle panóptico por meio das funções arquitetônicas. Por fim, refletem-se as diferentes formas de segurança no contexto do mercado, a saber, a segurança cultural e a função panóptica de controle e policiamento, especialmente durante as reformas do MP. A pesquisa interdisciplinar conecta a Psicologia Social e Institucional com a Arquitetura e Estética, oferecendo um diagnóstico atual do ecossistema urbano do MP.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright Notice
1. I grant the AORISTO – International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
2. I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
3. I also agree that the manuscript will be submitted according to the Aoristo’s publication rules described above.
License Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, which allows you to share, copy, distribute, display, reproduce, in whole or in part, for as long as there is no commercial purpose, and authors and source are cited.