Projeto Pádel Cidadão: possibilidades no processo formativo de acadêmicos de educação física e aprendizagem para alunos da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p87

Palavras-chave:

educação física, esporte com raquete, pádel.

Resumo


INTRODUÇÃO: O Pádel é um esporte de raquete que, no Brasil, começou a ser difundido pelo Sul, trazido por argentinos e uruguaios no final da década de 80. Ele faz parte da cultura corporal, entretanto pouco presente na formação inicial dos acadêmicos e como conteúdo das aulas de Educação Física.OBJETIVO: Relatar a experiência do Projeto Pádel Cidadão, que tem com objetivos proporcionar o conhecimento e a vivência da modalidade esportiva de Pádel aos acadêmicos do curso de Educação Física - Licenciatura da Universidade Federal do Pampa e oportunizar a vivência do Pádel a estudantes do ensino fundamental da rede pública do município de Uruguaiana (RS). MÉTODOS: Estabelecemos parceria entre a Unipampa e um complexo esportivo de Pádel do município de Uruguaiana, que emprestou as quadras duas vezes na semana, visto que o Pádel requer espaço e materiais específicos. O projeto foi desenvolvido no período de julho a dezembro de 2019 e dividido em duas ações: 1. Encontros semanais com discentes do curso de Educação Física; 2. Encontros semanais com estudantes da rede pública de ensino de Uruguaiana. Participaram 10 estudantes de Educação Física, 2 Técnicos Administrativos, 2 docentes e 19 alunos do 5º ano do ensino fundamental.RESULTADOS: Identificamos que os estudantes envolvidos permaneceram motivados e demonstraram interesse pela vivência do Pádel. A partir dessa experiência, os graduandos puderam refletir sobre formas de sistematização e metodologias possíveis para o seu desenvolvimento em diferentes âmbitos de atuação profissional. Também, os alunos do ensino fundamental tiveram a oportunidade de vivenciar uma modalidade pouco explorada nas aulas de Educação Física e que poucos teriam acesso.CONCLUSÃO: O projeto Pádel Cidadão tornou-se espaço/tempo de formação profissional para além da grade curricular, articulando o labor intelectual, motor, manual e vivências. Além disso, há grande interesse das crianças em aprender novos esportes com raquete.ABSTRACT. Citizen Paddle Project: prividing an experience with racket sport to students from physical education course and elementary public school.BACKGROUND: Paddle is sport, which use a racket to play. This physical entertainment spread in South America, mainly in Argentina and Uruguay, in the last decade of 1980. Even though it is a contemporaneous sport in their culture, it does not be included in the academic curriculum of the physical education course.OBJECTIVE: Contextualizing this situation and overcoming the lack in the academy program of paddle education, this work had the aim to notify the impact of Citizen Paddle Project experience during physical education classes on Federal University of Pampa. This project provided not only the knowledge and familiarity with paddle in the academic environment, but also the opportunity of students from the elementary public education of Uruguaiana city to practice this sport.METHODS: The courts were provided by the Engenho Paddle Sport Center twice a week during July to December of 2019. The project consisted in the weekly meeting with students of the Physical Education course at the University; and separately, with students of elementary public school. The project involved students from Physical Education course (10), and 5th grade of elementary school (19); administrative technicians (2); and professors (2). RESULTS: It was possible to observe the interest and motivation of students during the paddle project. Through this experience, the academic students could reflect on the new systematization and methodologies that could facilitate the application of paddle education in their professional area. In addition, the elementary school students had the opportunity to experience this modality, which is still unexplored in their physical education classes.CONCLUSION: Citizen Paddle Project impacted greatly both academic and elementary students. It created an environment with new possibilities in the professional qualification of physical educator. Moreover, it was improved the intellectual and motor skills of students by the development of paddle abilities.Citizen Paddle Project: prividing an experience with racket sport to students from physical education course and elementary public school

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariza de Fátima dos Santos Sanchez, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Graduanda em Educação Física. Integrante do Grupo de Estudos em Educação Física e Esportes

Lucia Helena Rivero Meza, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Graduanda em Educação Física. Integrante do Grupo de Estudos em Educação Física e Esportes

Phillip Vilanova Ilha, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Possui Licenciatura Plena em Educação Física (2000), especialização em Ciência do Movimento Humano (2003), especialização em Mídias na Educação (2004), mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2013) e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2016), todos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Unipampa. Atua na área de Educação Física e Ensino, trabalhando principalmente nos seguintes temas: Práticas pedagógicas na educação física escolar; Metodologia e ensino aprendizagem dos esportes; Projetos de aprendizagem; Formação de professores; Atividade física e promoção da saúde. Coordenador-Líder do Grupo de Estudos em Educação Física e Esportes - GEEFE, da Unipampa.

Fernanda Stein, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

É professora do magistério superior da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus Uruguaiana. Atua no curso de graduação em Educação Física - Licenciatura. Possui graduação em Educação Física - Licenciatura pela Universidade Federal Santa Maria (2011), mestrado em Educação Física pela mesma instituição (2014) e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2018). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Jogo, Lazer, Educação Física e Educação.

Referências

COBRAPA. Confederação Brasileira de Pádel. Regras. Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://cobrapa.com.br/. Acessado em: 15 de mar. de 2020.

CORRÊA, M. M. L.; FREITAS, T. C. R.; SILVA, S. A. O ensino dos esportes de raquete no ambiente escolar. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 309-16, 2019.

FREIRE, J. B. Pedagogia do futebol. Campinas: Autores Associados, 2003.

GRECO, P. J. Iniciação esportiva universal: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

MACHADO, M. A. de O.; SOUZA, R. R. de; SILVA, S. A. da. Esportes de raquete, motivação, divulgação e infraestrutura: influências sobre a prática. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 2, p. 177-83, 2019.

PAES, R. R. Educação física escolar: o esporte como conteúdo pedagógico no ensino fundamental. Canoas: ULBRA, 2001.

REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. São Paulo: Phorte, 2009.

ROSÁRIO, L.; DARIDO, S. A sistematização dos conteúdos da educação física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Motriz, Rio Claro, v. 11, n. 3, p. 167-78, 2005.

SILVA, J. V. P.; SOUZA, L. C. L.; CALADO, K. T. O. L.; SILVA, C. B.; REVERDITO, R. S. Família dos jogos esportivos com raquetes: metodologia e procedimentos pedagógicos. Revista Brasleira de Ciência e Movimento, Btasíia, v. 25, n. 4, p. 117-127, 2017.

TENROLLER, C. A.; MERINO, E. Métodos e planos para o ensino dos esportes. São Paulo: FUCAMP, 2006.

Downloads

Publicado

19-08-2020

Como Citar

DOS SANTOS SANCHEZ, M. de F.; MEZA, L. H. R.; VILANOVA ILHA, P.; STEIN, F. Projeto Pádel Cidadão: possibilidades no processo formativo de acadêmicos de educação física e aprendizagem para alunos da educação básica. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 2, p. 87–91, 2020. DOI: 10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p87. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/24605. Acesso em: 29 nov. 2021.

Edição

Seção

Dossiê Esportes de Raquete