Projeto Pádel Cidadão: possibilidades no processo formativo de acadêmicos de educação física e aprendizagem para alunos da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p87Palavras-chave:
educação física, esporte com raquete, pádel.Resumo
INTRODUÇÃO: O Pádel é um esporte de raquete que, no Brasil, começou a ser difundido pelo Sul, trazido por argentinos e uruguaios no final da década de 80. Ele faz parte da cultura corporal, entretanto pouco presente na formação inicial dos acadêmicos e como conteúdo das aulas de Educação Física.
OBJETIVO: Relatar a experiência do Projeto Pádel Cidadão, que tem com objetivos proporcionar o conhecimento e a vivência da modalidade esportiva de Pádel aos acadêmicos do curso de Educação Física - Licenciatura da Universidade Federal do Pampa e oportunizar a vivência do Pádel a estudantes do ensino fundamental da rede pública do município de Uruguaiana (RS).
MÉTODOS: Estabelecemos parceria entre a Unipampa e um complexo esportivo de Pádel do município de Uruguaiana, que emprestou as quadras duas vezes na semana, visto que o Pádel requer espaço e materiais específicos. O projeto foi desenvolvido no período de julho a dezembro de 2019 e dividido em duas ações: 1. Encontros semanais com discentes do curso de Educação Física; 2. Encontros semanais com estudantes da rede pública de ensino de Uruguaiana. Participaram 10 estudantes de Educação Física, 2 Técnicos Administrativos, 2 docentes e 19 alunos do 5º ano do ensino fundamental.
RESULTADOS: Identificamos que os estudantes envolvidos permaneceram motivados e demonstraram interesse pela vivência do Pádel. A partir dessa experiência, os graduandos puderam refletir sobre formas de sistematização e metodologias possíveis para o seu desenvolvimento em diferentes âmbitos de atuação profissional. Também, os alunos do ensino fundamental tiveram a oportunidade de vivenciar uma modalidade pouco explorada nas aulas de Educação Física e que poucos teriam acesso.
CONCLUSÃO: O Projeto Pádel Cidadão tornou-se espaço/tempo de formação profissional para além da grade curricular, articulando o labor intelectual, motor, manual e vivências. Além disso, há grande interesse das crianças em aprender novos esportes com raquete.
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Referências
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