Projeto Pádel Cidadão: possibilidades no processo formativo de acadêmicos de educação física e aprendizagem para alunos da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p87

Palavras-chave:

educação física, esporte com raquete, pádel.

Resumo

INTRODUÇÃO: O Pádel é um esporte de raquete que, no Brasil, começou a ser difundido pelo Sul, trazido por argentinos e uruguaios no final da década de 80. Ele faz parte da cultura corporal, entretanto pouco presente na formação inicial dos acadêmicos e como conteúdo das aulas de Educação Física.
OBJETIVO: Relatar a experiência do Projeto Pádel Cidadão, que tem com objetivos proporcionar o conhecimento e a vivência da modalidade esportiva de Pádel aos acadêmicos do curso de Educação Física - Licenciatura da Universidade Federal do Pampa e oportunizar a vivência do Pádel a estudantes do ensino fundamental da rede pública do município de Uruguaiana (RS).
MÉTODOS: Estabelecemos parceria entre a Unipampa e um complexo esportivo de Pádel do município de Uruguaiana, que emprestou as quadras duas vezes na semana, visto que o Pádel requer espaço e materiais específicos. O projeto foi desenvolvido no período de julho a dezembro de 2019 e dividido em duas ações: 1. Encontros semanais com discentes do curso de Educação Física; 2. Encontros semanais com estudantes da rede pública de ensino de Uruguaiana. Participaram 10 estudantes de Educação Física, 2 Técnicos Administrativos, 2 docentes e 19 alunos do 5º ano do ensino fundamental.
RESULTADOS: Identificamos que os estudantes envolvidos permaneceram motivados e demonstraram interesse pela vivência do Pádel. A partir dessa experiência, os graduandos puderam refletir sobre formas de sistematização e metodologias possíveis para o seu desenvolvimento em diferentes âmbitos de atuação profissional. Também, os alunos do ensino fundamental tiveram a oportunidade de vivenciar uma modalidade pouco explorada nas aulas de Educação Física e que poucos teriam acesso.
CONCLUSÃO: O Projeto Pádel Cidadão tornou-se espaço/tempo de formação profissional para além da grade curricular, articulando o labor intelectual, motor, manual e vivências. Além disso, há grande interesse das crianças em aprender novos esportes com raquete.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariza de Fátima dos Santos Sanchez, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Graduanda em Educação Física. Integrante do Grupo de Estudos em Educação Física e Esportes

Lucia Helena Rivero Meza, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Graduanda em Educação Física. Integrante do Grupo de Estudos em Educação Física e Esportes

Phillip Vilanova Ilha, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Docente da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Unipampa. 

Fernanda Stein, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

É docente da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus Uruguaiana. Atua no curso de graduação em Educação Física - Licenciatura. 

Referências

COBRAPA. Confederação Brasileira de Pádel. Regras. Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://cobrapa.com.br/. Acessado em: 15 de mar. de 2020.

CORRÊA, M. M. L.; FREITAS, T. C. R.; SILVA, S. A. O ensino dos esportes de raquete no ambiente escolar. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 309-16, 2019.

FREIRE, J. B. Pedagogia do futebol. Campinas: Autores Associados, 2003.

GRECO, P. J. Iniciação esportiva universal: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

MACHADO, M. A. de O.; SOUZA, R. R. de; SILVA, S. A. da. Esportes de raquete, motivação, divulgação e infraestrutura: influências sobre a prática. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 2, p. 177-83, 2019.

PAES, R. R. Educação física escolar: o esporte como conteúdo pedagógico no ensino fundamental. Canoas: ULBRA, 2001.

REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. São Paulo: Phorte, 2009.

ROSÁRIO, L.; DARIDO, S. A sistematização dos conteúdos da educação física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Motriz, Rio Claro, v. 11, n. 3, p. 167-78, 2005.

SILVA, J. V. P.; SOUZA, L. C. L.; CALADO, K. T. O. L.; SILVA, C. B.; REVERDITO, R. S. Família dos jogos esportivos com raquetes: metodologia e procedimentos pedagógicos. Revista Brasleira de Ciência e Movimento, Btasíia, v. 25, n. 4, p. 117-127, 2017.

TENROLLER, C. A.; MERINO, E. Métodos e planos para o ensino dos esportes. São Paulo: FUCAMP, 2006.

Downloads

Publicado

19.08.2020

Como Citar

DOS SANTOS SANCHEZ, M. de F.; MEZA, L. H. R.; VILANOVA ILHA, P.; STEIN, F. Projeto Pádel Cidadão: possibilidades no processo formativo de acadêmicos de educação física e aprendizagem para alunos da educação básica. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 2, p. 87–91, 2020. DOI: 10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p87. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/24605. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Esportes de Raquete