Projeto Pádel Cidadão: possibilidades no processo formativo de acadêmicos de educação física e aprendizagem para alunos da educação básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p87

Palabras clave:

educação física, esporte com raquete, pádel.

Resumen

INTRODUÇÃO: O Pádel é um esporte de raquete que, no Brasil, começou a ser difundido pelo Sul, trazido por argentinos e uruguaios no final da década de 80. Ele faz parte da cultura corporal, entretanto pouco presente na formação inicial dos acadêmicos e como conteúdo das aulas de Educação Física.
OBJETIVO: Relatar a experiência do Projeto Pádel Cidadão, que tem com objetivos proporcionar o conhecimento e a vivência da modalidade esportiva de Pádel aos acadêmicos do curso de Educação Física - Licenciatura da Universidade Federal do Pampa e oportunizar a vivência do Pádel a estudantes do ensino fundamental da rede pública do município de Uruguaiana (RS).
MÉTODOS: Estabelecemos parceria entre a Unipampa e um complexo esportivo de Pádel do município de Uruguaiana, que emprestou as quadras duas vezes na semana, visto que o Pádel requer espaço e materiais específicos. O projeto foi desenvolvido no período de julho a dezembro de 2019 e dividido em duas ações: 1. Encontros semanais com discentes do curso de Educação Física; 2. Encontros semanais com estudantes da rede pública de ensino de Uruguaiana. Participaram 10 estudantes de Educação Física, 2 Técnicos Administrativos, 2 docentes e 19 alunos do 5º ano do ensino fundamental.
RESULTADOS: Identificamos que os estudantes envolvidos permaneceram motivados e demonstraram interesse pela vivência do Pádel. A partir dessa experiência, os graduandos puderam refletir sobre formas de sistematização e metodologias possíveis para o seu desenvolvimento em diferentes âmbitos de atuação profissional. Também, os alunos do ensino fundamental tiveram a oportunidade de vivenciar uma modalidade pouco explorada nas aulas de Educação Física e que poucos teriam acesso.
CONCLUSÃO: O Projeto Pádel Cidadão tornou-se espaço/tempo de formação profissional para além da grade curricular, articulando o labor intelectual, motor, manual e vivências. Além disso, há grande interesse das crianças em aprender novos esportes com raquete.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariza de Fátima dos Santos Sanchez, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Graduanda em Educação Física. Integrante do Grupo de Estudos em Educação Física e Esportes

Lucia Helena Rivero Meza, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Graduanda em Educação Física. Integrante do Grupo de Estudos em Educação Física e Esportes

Phillip Vilanova Ilha, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Docente da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Unipampa. 

Fernanda Stein, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

É docente da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus Uruguaiana. Atua no curso de graduação em Educação Física - Licenciatura. 

Citas

COBRAPA. Confederação Brasileira de Pádel. Regras. Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://cobrapa.com.br/. Acessado em: 15 de mar. de 2020.

CORRÊA, M. M. L.; FREITAS, T. C. R.; SILVA, S. A. O ensino dos esportes de raquete no ambiente escolar. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 309-16, 2019.

FREIRE, J. B. Pedagogia do futebol. Campinas: Autores Associados, 2003.

GRECO, P. J. Iniciação esportiva universal: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

MACHADO, M. A. de O.; SOUZA, R. R. de; SILVA, S. A. da. Esportes de raquete, motivação, divulgação e infraestrutura: influências sobre a prática. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 2, p. 177-83, 2019.

PAES, R. R. Educação física escolar: o esporte como conteúdo pedagógico no ensino fundamental. Canoas: ULBRA, 2001.

REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. São Paulo: Phorte, 2009.

ROSÁRIO, L.; DARIDO, S. A sistematização dos conteúdos da educação física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Motriz, Rio Claro, v. 11, n. 3, p. 167-78, 2005.

SILVA, J. V. P.; SOUZA, L. C. L.; CALADO, K. T. O. L.; SILVA, C. B.; REVERDITO, R. S. Família dos jogos esportivos com raquetes: metodologia e procedimentos pedagógicos. Revista Brasleira de Ciência e Movimento, Btasíia, v. 25, n. 4, p. 117-127, 2017.

TENROLLER, C. A.; MERINO, E. Métodos e planos para o ensino dos esportes. São Paulo: FUCAMP, 2006.

Publicado

19-08-2020

Cómo citar

DOS SANTOS SANCHEZ, M. de F.; MEZA, L. H. R.; VILANOVA ILHA, P.; STEIN, F. Projeto Pádel Cidadão: possibilidades no processo formativo de acadêmicos de educação física e aprendizagem para alunos da educação básica. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 2, p. 87–91, 2020. DOI: 10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p87. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/24605. Acesso em: 18 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Esportes de Raquete