A prática da capoeira no ambiente escolar para a formação integral do aluno: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27189

Palavras-chave:

Capoeira, Educação Integral, Educação Física, Escola.

Resumo


INTRODUÇÃO: A capoeira é considerada um dos maiores símbolos da cultura brasileira que mistura a arte marcial, o esporte, a cultura popular, a música e a dança. Por sua prática globalizada, a capoeira é um conteúdo a ser trabalhado no ambiente escolar visando a educação integral dos alunos, que por sua vez, está incluída na Base Nacional Comum Curricular. 
OBJETIVO: Avaliar por meio de uma revisão sistemática se a prática da capoeira na escola pode contribuir para o desenvolvimento da educação integral dos alunos. 
MÉTODOS: Uma busca sistemática utilizados termos relacionados a “Capoeira”, “Educação Física” e “escola” foi realizada nos bancos de dados Periódico CAPES e Scielo, a fim de encontrar artigos elegíveis. Foram utilizados os seguintes critérios de inclusão: i) abordar a temática capoeira em suas diversas dimensões na escola; ii) apresentar a prática da capoeira inserida nas aulas de educação física ou como atividade extracurricular; iii) demonstrar os diferentes desenvolvimentos acerca dessa prática; iv) conciliar a capoeira com a educação integral. Após a seleção, foram extraídas informações sobre as características da amostra, intervenções utilizadas, grupos comparativos, resultados e conclusões, e uma análise descritiva dos resultados foi realizada. A escala PEDro (1999) foi utilizada para avaliar a qualidade dos estudos. 
RESULTADOS: Foram incluídos um total de oito artigos, no qual dois enfatizaram o desenvolvimento físico/motor e a inteligência corporal cinestésica, e os outros seis variaram apresentando aspectos físicos, sociais, culturais, cognitivos e afetivos. A análise de qualidade dos estudos demonstrou que dois artigos atingiram uma pontuação total de 3/10, enquanto os demais obtiveram uma pontuação de 2/10. 
CONCLUSÃO: Os resultados apontaram que a prática da capoeira se demonstra como um instrumento positivo para o desenvolvimento da formação integral dos alunos, porém, deve-se considerar a baixa qualidade metodológica dos estudos incluídos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AREIAS, A. O que é capoeira. São Paulo: Brasiliense, 1983.

BARROS, K. F. O desenvolvimento da inteligência corporal cinestésica por meio da modalidade capoeira no primeiro ano do ensino médio. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, São Paulo, v. 7, n. 27, p. 563-7, 2015.

BLUTEAU, R. Vocabulário português e latino. v. 4. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesusus, 1713.

BRASIL. Lei n° 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Estabelece a Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/lei_10639_09012003.pdf. Acessado em: 9 de setembro de 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acessado em: 12 de setembro de 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa Interministerial n° 17. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/mais_educacao.pdf. Acessado em: 9 de setembro de 2020.

CAETANO, J.; ARRUDA, M. P.; BELLINATI, N. V. C. Contribuições da prática da capoeira no comportamento de alunos no ambiente escolar. Revista Atlante, Cuadernos de Educación y Desarrollo, Málaga, Revista Digital, julho, 2018. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/atlante/2018/07/pratica-capoeira-alunos.html. Acessado em: 30 de julho de 2020.

CARNEIRO, N. H.; GARCIA JÚNIOR, J. R. Aprendizagens da capoeira e desenvolvimento das capacidades físicas de pré-escolares por meio do lúdico. Colloquium Vitae, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 1-8, 2010.

CASTRO JÚNIOR, L. V.; ABIB, P. R. J.; SANTANA SOBRINHO, J. Capoeira e os diversos aprendizados no espaço escolar. Motrivivência, Florianóplois, v. 6, n. 14, p. 160-170, 2000.

FALCÃO, J. L. C. Para além das metodologias prescritas na educação física: a possibilidade da capoeira como complexo temático no currículo de formação profissional. Pensar a Prática, Goiânia, v. 7, n. 2, p. 155-70, 2004.

FREITAS, J. L. Capoeira na educação física: como ensinar? 3. ed. Curitiba: Progressiva, 2013.

GARDNER, H. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. São Paulo: Artes Médicas, 1995.

GORITO, A. S.; ALVES, M.P. Escola Pública e Projeto Social: o cotidiano das aulas de Capoeira. Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 5, n. 3, p. 1-20, 2019.

MARINHO, I. P. Subsídio para a história da capoeiragem no Brasil. Rio de Janeiro: Tupy, 1956.

MARTINS, L. D. R.; SANTOS, W.; MELLO, A. S.; VOTRE, S. F. Protagonismo infantil na educação física: uma experiência pedagógica com a capoeira. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 29, n. 2, p. 1-17, 2016.

MOHER, D.; ALTMAN, D. G.; LIBERATI, A.; TETZLAFF, J. PRISMA statement. Epidemiology, Cidade, v. 22, n. 1, p. 128.

OLAECHEA, C.; GEORG, E. Arte e transformação social: o conhecimento e as práticas de criação valem a pena. Buenos Aires: CVLP, 2007.

PAULA, T. G.; BEZERRA, W. P. As vantagens do ensino da capoeira nas aulas de Educação Física escolar. Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, Revista Digital, v. 18, n. 188, 2014. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd188/ensino-da-capoeira-nas-aulas-de-educacao-fisica.htm#:~:text=A%20tem%C3%A1tica%20Capoeira%20pode%20ser,%2C%20Artes%2C%20Literatura%20e%20Geometria. Acessado em: 23 de julho de 2021.

REGO, W. Capoeira de angola. Salvador: Itaporá, 1968.

SERBELO, R. A prática da capoeira dentro do ensino/aprendizagem com base na BNCC. Vitae Brasil, Planeta Educação. São Paulo, out. 2020. Disponível em: https://www.plannetaeducacao.com.br/portal/inspiracao/a/377/a-pratica-da-capoeira-dentro-do-ensinoaprendizagem-com-base-na-bncc. Acessado em: 24 de julho de 2021.

SOARES, C. E. L. Um rio de impérios e nações (resenha de Devotos da Cor). Estudos Afro-asiáticos, Rio de Janeiro, v. 24, p. 61-82, 1993.

SOUZA, F. P.; SOUZA, M. I.; TROIAN, M. L. Capoeira: contribuições pedagógicas para educação e inclusão curricular na escola municipal de educação básica Sadão Watanabe em Sinop - MT. Eventos Pedagógicos, Sinop, v. 3, n. 3, p. 80-90, 2012.

VALDES, E. R. A capoeira como ferramenta de inclusão social e inovação educacional: uma proposta para a disciplina educação física. Estudos Pedagógicos, Valdivia, v. 41, p. 193-212, 2015.

Downloads

Publicado

07.09.2021

Como Citar

RIBEIRO, J. T.; TEIXEIRA, L. F. M.; GARRAMONA, F. T. A prática da capoeira no ambiente escolar para a formação integral do aluno: uma revisão sistemática. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, p. 149–156, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021.n3.27189. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27189. Acesso em: 7 out. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Educação Física Escolar: desafios e possibilidades na atualidade