A prática da capoeira no ambiente escolar para a formação integral do aluno: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27189

Palavras-chave:

Capoeira, Educação Integral, Educação Física, Escola.

Resumo

INTRODUÇÃO: A capoeira é considerada um dos maiores símbolos da cultura brasileira que mistura a arte marcial, o esporte, a cultura popular, a música e a dança. Por sua prática globalizada, a capoeira é um conteúdo a ser trabalhado no ambiente escolar visando a educação integral dos alunos, que por sua vez, está incluída na Base Nacional Comum Curricular. 
OBJETIVO: Avaliar por meio de uma revisão sistemática se a prática da capoeira na escola pode contribuir para o desenvolvimento da educação integral dos alunos. 
MÉTODOS: Uma busca sistemática utilizados termos relacionados a “Capoeira”, “Educação Física” e “escola” foi realizada nos bancos de dados Periódico CAPES e Scielo, a fim de encontrar artigos elegíveis. Foram utilizados os seguintes critérios de inclusão: i) abordar a temática capoeira em suas diversas dimensões na escola; ii) apresentar a prática da capoeira inserida nas aulas de educação física ou como atividade extracurricular; iii) demonstrar os diferentes desenvolvimentos acerca dessa prática; iv) conciliar a capoeira com a educação integral. Após a seleção, foram extraídas informações sobre as características da amostra, intervenções utilizadas, grupos comparativos, resultados e conclusões, e uma análise descritiva dos resultados foi realizada. A escala PEDro (1999) foi utilizada para avaliar a qualidade dos estudos. 
RESULTADOS: Foram incluídos um total de oito artigos, no qual dois enfatizaram o desenvolvimento físico/motor e a inteligência corporal cinestésica, e os outros seis variaram apresentando aspectos físicos, sociais, culturais, cognitivos e afetivos. A análise de qualidade dos estudos demonstrou que dois artigos atingiram uma pontuação total de 3/10, enquanto os demais obtiveram uma pontuação de 2/10. 
CONCLUSÃO: Os resultados apontaram que a prática da capoeira se demonstra como um instrumento positivo para o desenvolvimento da formação integral dos alunos, porém, deve-se considerar a baixa qualidade metodológica dos estudos incluídos.

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Publicado

07.09.2021

Como Citar

RIBEIRO, J. T.; TEIXEIRA, L. F. M.; GARRAMONA, F. T. A prática da capoeira no ambiente escolar para a formação integral do aluno: uma revisão sistemática. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, p. 149–156, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021.n3.27189. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27189. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Física Escolar: desafios e possibilidades na atualidade