Práticas de avaliação de professores de educação física na educação infantil em um município da região oeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27661Palavras-chave:
Avaliação Escolar, Educação Física, AprendizagemResumo
OBJETIVO: Esse estudo investigou as práticas avaliativas desenvolvidas por professores de educação física na educação infantil em um município da região oeste do Paraná.
MÉTODOS: Para tanto desenvolveu-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa dos dados, coletados por meio de entrevistas com cinco professores de educação física da rede municipal de um município do oeste do Paraná, que ministravam aulas na educação infantil.
RESULTADOS: Os resultados evidenciaram que, os professores avaliavam por meio de observações diárias, registradas em fichas individuais, que possibilitavam análises da evolução dos alunos na aquisição de habilidades motoras
e no comportamento afetivo e social.
CONCLUSÃO: De maneira geral, as práticas avaliativas eram realizadas através de uma abordagem qualitativa com ênfase no desenvolvimento do aluno da educação infantil, identificando avanços ou dificuldades enfrentadas pelas crianças no decorrer do processo de ensino e aprendizagem, auxiliando os professores na tomada de decisões no decorrer das aulas e no planejamento da prática pedagógica.
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