Práticas de avaliação de professores de educação física na educação infantil em um município da região oeste do Paraná

Autores

  • Evandra Hein Mendes Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon https://orcid.org/0000-0002-3052-7343
  • Jacquelline Cabral Garcia Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27661

Palavras-chave:

Avaliação Escolar, Educação Física, Aprendizagem

Resumo

OBJETIVO: Esse estudo investigou as práticas avaliativas desenvolvidas por professores de educação física na educação infantil em um município da região oeste do Paraná.

MÉTODOS: Para tanto desenvolveu-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa dos dados, coletados por meio de entrevistas com cinco professores de educação física da rede municipal de um município do oeste do Paraná, que ministravam aulas na educação infantil.

RESULTADOS: Os resultados evidenciaram que, os professores avaliavam por meio de observações diárias, registradas em fichas individuais, que possibilitavam análises da evolução dos alunos na aquisição de habilidades motoras
e no comportamento afetivo e social.

CONCLUSÃO: De maneira geral, as práticas avaliativas eram realizadas através de uma abordagem qualitativa com ênfase no desenvolvimento do aluno da educação infantil, identificando avanços ou dificuldades enfrentadas pelas crianças no decorrer do processo de ensino e aprendizagem, auxiliando os professores na tomada de decisões no decorrer das aulas e no planejamento da prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Evandra Hein Mendes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1994), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e doutorado em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado Uel - Uem pela Universidade Estadual de Londrina (2016). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: voleibol, avaliação, didática, prática pedagógica, estágio supervisionado, prática de ensino, ginástica rítmica, natação, dança e formação inicial

Jacquelline Cabral Garcia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

Egressa do curso de educação física da Unioeste - Universidade estadual do Oeste do Paraná

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Publicado

06.12.2021

Como Citar

MENDES, E. H.; GARCIA, J. C. Práticas de avaliação de professores de educação física na educação infantil em um município da região oeste do Paraná. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, p. 143–148, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021.n3.27661. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27661. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Física Escolar: desafios e possibilidades na atualidade