A permanência de crianças e jovens nos esportes: olhares para iniciação e especialização esportiva

Autores/as

  • Renan Acerbi Longo Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro
  • Ivan Wallan Tertuliano Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), São Paulo; Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro https://orcid.org/0000-0001-6413-6888
  • Arthur Bernardino Domene Sena Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro
  • Kauan Galvão Morão Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro
  • Renato Henrique Verzani Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro
  • Afonso Antonio Machado Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2017.v15.n2.p121

Palabras clave:

Esporte, Infância-Adolescência, Inicialização, Adesão, Especialização.

Resumen

A prática de atividades esportivas ocupa um espaço cada vez maior na vida das pessoas, em especial crianças e jovens. Tal prática, quando é devidamente planejada e elaborada, pode gerar inúmeros benefícios aos participantes, como aderência a prática esportiva. Nessa circunstância, o estudo tem por objetivo organizar conteúdos vinculados a Iniciação Esportiva e aos motivos que levam crianças a permanecerem as atividades esportivas, propondo condutas que o professor de Educação Física deve apresentar na Iniciação Esportiva, com olhares para a não Especialização Esportiva Precoce. O estudo caracteriza-se como um ponto de vista, baseado nos diferentes estudos revisados na literatura. A Iniciação Esportiva pode exercer grande influência em crianças e jovens. Esta possui diferentes métodos de ensino-aprendizagem, seu processo é dinâmico, e para realizá-lo é necessário planejamento, fazendo com que a prática seja uma atividade prazerosa. Frente aos motivos, um dos motivos que pode gerar o abandono esportivo é a Especialização Precoce. Outro ponto importante a se destacar é a motivação, a qual depende de fatores extrínsecos, como pais e pais e professores, por exemplo, e intrínsecos, como fazer novas amizades, divertir-se e praticar uma atividade que tem facilidade, por exemplo. Sendo assim, tais fatores influenciam a permanência de crianças e jovens no contexto esportivo. Nesse sentido, o preparo adequado do profissional de Educação Física deve apresentar estruturação profissional adequada, visando adaptar suas aulas ao público infanto-juvenil, de modo a respeitar as especificidades e particularidades de cada fase do desenvolvimento, bem como do interesse do grupo, promovendo aulas mais atraentes, objetivando satisfação dos praticantes. Além disso, a preparação também deve ser composta por características que façam o profissional ser capaz de atender todas as expectativas impostas na Iniciação Esportiva, respeitando, é claro, o processo de pluralidade das competências motoras que devem ser trabalhadas na Iniciação Esportiva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renan Acerbi Longo, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Rio Claro.

Ivan Wallan Tertuliano, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), São Paulo; Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro

Doctorate in Human Development and Technologies - São Paulo State University at Rio Claro (UNESP - Rio Claro);
Member of LEPESPE - UNESP - Rio Claro; Professor do Departamento de Educação Física do Centro Universitário Adventista de São Paulo, São Paulo-SP.

Arthur Bernardino Domene Sena, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro

Psicólogo pela Universidade Federal do Mato Grosso;

Mestrando pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Rio Claro.

Kauan Galvão Morão, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro

Profissional de Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho” – UNESP – Rio Claro;

Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho” – UNESP – Rio Claro.

Renato Henrique Verzani, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro

Profissional de Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho” – UNESP – Rio Claro;

Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho” – UNESP – Rio Claro.

Afonso Antonio Machado, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro

Professor Titular da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho” – UNESP – Rio Claro.

 

Coordenador do Lepespe - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho” – UNESP – Rio Claro.

Citas

ALMEIDA, L. T. P. Iniciação esportiva na escola – a aprendizagem dos esportes coletivos. Perspectivas em Educação Física Escolar, Niterói, , v. 1, n. esp., p. 41-51, 1996.

ANDERSON, R. J. Cognitive psychology and their acquisition. Psychological Review, Washington, v. 94, n. 1, p. 192-210, 1995.

ANDRADE, L. S.; SANTANA, J. S. Brincar e aprender: a importância do lúdico para iniciação esportiva nas aulas de educação física. Anais... In: Encontro Nacional de Formação de Professores, Aracaju. ENFOPE, 2013.

AQUINO, G. B. O esporte como elemento socializador e formador de crianças e jovens. Revista Científica da Faminas, Muriaé, v. 6, n. 2, p. 125-40, 2010.

ARENA, S. S.; BOHME, M. T. S. Programas de iniciação e especialização esportiva na Grande São Paulo. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 184-95, 2000.

BETTEGA, O. B.; PRESTES, M. F.; LOPES, C. R.; GALATTI, L. R. Pedagogia do esporte: o jogo como balizador na iniciação ao futsal. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 487-501, 2015.

BETTI, M. Valores e finalidades na educação física escolar: uma concepção sistêmica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Santa Maria, v. 16, n. 1, p. 14-21, 1994.

BRACHT, V.; ALMEIDA, F. Q. A política de esporte escolar no Brasil: a pseudo valorização da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 24, n. 3, p. 87-101, 2003.

CLEMENTE, F. M. Princípios pedagógicos dos teaching games for understanding e da pedagogia não-linear no ensino da educação física. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 315-35, 2012.

COSTA, L. C. A.; NASCIMENTO J. V. O ensino da técnica e da tática: novas abordagens metodológicas Revista de Educação Física, Maringá, v. 15, n. 2, p. 49-56, 2004.

COSTI, A. R.; HENRIQUE, A. C. T.; TAMAGUSKO, C. T. N. S.; SILVA, J. V. L.; ROSSI, T. S. A influência do esporte profissional na iniciação esportiva. Iniciação - Revista de Iniciação Científica, Tecnológica e Artística, São Paulo, v. 6, n. 5, p. 84-94, 2017.

DE ROSE JUNIOR, D. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

DUWE, E. J.; NOVAES, A. J. Planejamento do voleibol a longo prazo por faixas etárias. Revista Leonardo Pós, Blumenau, v. 1, n. 2, p. 1-11, 2003.

FERREIRA, H. B.; GALATTI, L.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte: considerações pedagógicas e metodológicas no processo de ensino-aprendizagem do basquetebol. In: BALBINO, H. F.; PAES, R. R. (Org.). Pedagogia do esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p. 123-36.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes práticos à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GALATTI, L. R.; REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.; PAES, R. R.; SEOANE, A. M. Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Revista de Educação Física, Maringá, v. 25, n. 1, p. 153-62, 2014.

GARCIA, M. M. E. Actitudes y comportamientos de la mujer granadina ante la práctica física de tiempo libre.1997. 732f. Tese (Doutorado) – Universidade de Granada, Granada, 1997.

GAYA, A.; CARDOSO, M. Os fatores motivacionais para a prática desportiva e suas relações com o sexo, idade e níveis de desempenho desportivo. Revista Perfil, Porto Alegre, v. 2, n. 2, p. 40-51, 1998.

GAYA, A.; GAYA, A. O esporte como manifestação da cultura corporal do movimento. In: NASCIMENTO, J. V.; RAMOS, V.; TAVARES, F. (Org.). Jogos desportivos: formação e investigação. Florianópolis: UDESC, 2013. p. 41-55.

GRECO, P. J.; BRENDA, R. N. Iniciação esportiva universal: da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

HALLAL, P. C.; NASCIMENTO, R. R.; HACKBART, L.; ROMBALDI, A. J. Fatores interveniente associados ao abandono do futsal em adolescentes. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 12, n. 3, p. 27-32, 2004.

INTERDONATO, G. C.; MIARKA, B.; OLIVEIRA, A. R.; GORGATTI, M. G. Fatores motivacionais de atletas para a prática esportiva. Motriz, Rio Claro, v. 14, n. 1, p. 63-6, 2008.

LAVOURA, T. N.; PRESOTO, D.; MACHADO, A. A. Reflexões acerca da especialização esportiva precoce: atribuição aos fatores externos. In:

MACHADO, A. A. (Org.). Especialização esportiva precoce: perspectivas atuais da psicologia do esporte. Jundiaí: Editora Fontoura, 2008. p. 85-96.

LORENZI, M. L. Iniciação esportiva: uma forma de educar. 2005. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, Brasil, 2005.

MACHADO, A. A. Psicologia do esporte: da educação física escolar ao esporte de alto nível. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

MACHADO, A. A. Especialização esportiva precoce. Várzea Paulista: Editora Fontoura, 2008.

MACHADO, A. A. Psicologia do esporte, desenvolvimento humano e tecnologias. Várzea Paulista: Fontoura, 2014.

MACHADO, G. V.; GALATTI, L. R.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte e o referencial histórico-cultural: interlocução entre teoria e prática. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 414-30, 2014.

MAGILL, R. A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.

MANOEL, E. J. Desenvolvimento motor: implicações para a educação física escolar I. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 82-97, 1994.

MARTINS JR., J. O professor de educação física e a educação física escolar: como motivar o aluno? Revista de Educação Física, Maringá, v. 11, n. 1, p. 107-17, 2000.

MATIAS, C. J.; GRECO, P. J. Cognição e ação nos jogos esportivos coletivos. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 252-71, 2010.

MENEZES, R. P.; MARQUES, R. F. R.; NUNOMURA, M. Especialização esportiva precoce e o ensino dos jogos coletivos de invasão. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 351-73, 2014.

MOURA, C. C.; GALATTI, L. R.; BALBINO, H. F.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte: a importância da utilização da situação problema no processo de ensino e aprendizagem dos jogos esportivos coletivos. Educação Física em Revista, Taguatinga, v. 2, n. 1, p. 58-64, 2008.

NASCIMENTO, J. V.; RAMOS, V.; TAVARES, F. Jogos desportivos: formação e investigação. Florianópolis: UDESC, 2013.

NOVIKOFF, C.; COSTA, L. F. O.; TRIANI, F. S. Os efeitos da iniciação esportiva na vida de crianças: o que a literatura vem apontando. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital, Buenos Aires, n. 173, p. 1-8, 2012. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd173/os-efeitos-da-iniciacao-esportiva.htm> Acessado em: 12 de março de 2017.

NUNOMURA, M.; TSUKAMOTO, M. H. C. Iniciação esportiva e infância: um olhar sobre a ginástica artística. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 26, n. 3, p. 159-76, 2005.

PAES, R. R. A Pedagogia do esporte e os jogos coletivos. In: DE ROSE JUNIOR, D. (Org.). Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 89-98.

PAES, R. R.; BALBINO, H. F. A pedagogia do esporte e os jogos coletivos. In: DE ROSE JUNIOR, D. (Org.). Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 73-84.

PAES, R. R.; FERREIRA, H. B.; GALATTI, L. R.; SILVA, Y. P. G. Pedagogia do esporte e iniciação esportiva infantil: as inter-relações entre dirigente, família e técnico. In: MACHADO, A. A. (Org.). Especialização esportiva precoce: perspectivas atuais da psicologia do esporte. Jundiaí: Fontoura, 2008. p. 49-66.

PAIM, M. C. C.; FERREIRA, E. F. Fatores motivacionais dos adolescentes para a prática de capoeira na escola. Motriz, Rio Claro, v. 10, n. 10, p. 159-66, 2004.

PEREIRA, D. L.; LUPES, R.; GORSKI, G. M. Iniciação esportiva e especialização precoce nos esportes coletivos. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital, Buenos Aires, n. 154, p. 1-6, 2011. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd154/iniciacao-esportiva-e-especializacao-precoce.htm> Acessado em: 12 de março de 2017.

PONTE, A. P. F.; SOUZA, E. G.; FRANKLIN, M. F. Viver a infância: a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento infantil. Anais... In: Encontro de Extensão, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa: PROBEX, 2010.

RAMOS, A. M.; NEVES, R. L. R. A Iniciação esportiva e a especialização precoce à luz da teoria da complexidade – Notas Introdutórias. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 1-8, 2008.

REIS, C. A. M. Análise dos fatores determinantes para o abandono de adolescentes no futsal. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, São Paulo, v. 6, n. 19, p. 45-50, 2014.

SAMPAIO, D. F.; VALENTINI, N. C. Iniciação esportiva em ginástica rítmica: abordagens tradicional e o clima motivacional para a maestria. Revista de Educação Física, Maringá, v. 26, n. 1, p. 1-10, 2015.

SAMULSKI, D. M. Psicologia do esporte. Barueri: Manole, 2002.

SCAGLIA, A. J.; REVERDITO, R. S.; LEONARDO, L.; LIZANA, C. J. R. O ensino dos jogos esportivos coletivos: as competências essenciais e a lógica do jogo em meio ao processo organizacional sistêmico. Movimento, Porto Alegre, v. 19, n. 4, p. 227-49, 2013.

SCHRUBER, J. R.; AFONSO, C. A. A iniciação esportiva universal nas aulas de educação física. Anais... In: VII Congresso Nacional de Educação e V Encontro Nacional de Atendimento ao Escolar Hospitalar, Curitiba. Curitiba: Uducere Saberes, 2007.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SOARES, A. T.; REIS, C. P.; PERUFO, F. M. F. B. Aspectos motivacionais para a prática do basquetebol na iniciação esportiva de crianças de 9 a 14 anos da cidade de Castro/PR. Educação Física em Revista, Taguatinga, v. 7, n. 3, p. 64-73, 2013.

SOARES, I. A. Estudos sobre a iniciação esportiva: revisão de literatura sobre métodos e fases de ensino. 2009. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

TOBIAS, W. O.; CAZELLA, R. D.; RIBEIRO, D. A. Fatores relacionados à desistência da prática do futsal em crianças e adolescentes. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, São Paulo, v. 8, n. 29, p. 181-9, 2016.

VERARDI, C. E. L.; DE MARCO, A. Iniciação esportiva: a influência de pais, professores e técnicos. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 102-23, 2008.

WEINBERG, R. S.; GOULD, D. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

Publicado

13-10-2017

Cómo citar

LONGO, R. A.; TERTULIANO, I. W.; SENA, A. B. D.; MORÃO, K. G.; VERZANI, R. H.; MACHADO, A. A. A permanência de crianças e jovens nos esportes: olhares para iniciação e especialização esportiva. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 15, n. 2, p. 121–132, 2017. DOI: 10.36453/2318-5104.2017.v15.n2.p121. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/16722. Acesso em: 17 jul. 2024.