A permanência de crianças e jovens nos esportes: olhares para iniciação e especialização esportiva

Autores

  • Renan Acerbi Longo Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro
  • Ivan Wallan Tertuliano Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), São Paulo; Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro https://orcid.org/0000-0001-6413-6888
  • Arthur Bernardino Domene Sena Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro
  • Kauan Galvão Morão Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro
  • Renato Henrique Verzani Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro
  • Afonso Antonio Machado Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2017.v15.n2.p121

Palavras-chave:

Esporte, Infância-Adolescência, Inicialização, Adesão, Especialização.

Resumo

A prática de atividades esportivas ocupa um espaço cada vez maior na vida das pessoas, em especial crianças e jovens. Tal prática, quando é devidamente planejada e elaborada, pode gerar inúmeros benefícios aos participantes, como aderência a prática esportiva. Nessa circunstância, o estudo tem por objetivo organizar conteúdos vinculados a Iniciação Esportiva e aos motivos que levam crianças a permanecerem as atividades esportivas, propondo condutas que o professor de Educação Física deve apresentar na Iniciação Esportiva, com olhares para a não Especialização Esportiva Precoce. O estudo caracteriza-se como um ponto de vista, baseado nos diferentes estudos revisados na literatura. A Iniciação Esportiva pode exercer grande influência em crianças e jovens. Esta possui diferentes métodos de ensino-aprendizagem, seu processo é dinâmico, e para realizá-lo é necessário planejamento, fazendo com que a prática seja uma atividade prazerosa. Frente aos motivos, um dos motivos que pode gerar o abandono esportivo é a Especialização Precoce. Outro ponto importante a se destacar é a motivação, a qual depende de fatores extrínsecos, como pais e pais e professores, por exemplo, e intrínsecos, como fazer novas amizades, divertir-se e praticar uma atividade que tem facilidade, por exemplo. Sendo assim, tais fatores influenciam a permanência de crianças e jovens no contexto esportivo. Nesse sentido, o preparo adequado do profissional de Educação Física deve apresentar estruturação profissional adequada, visando adaptar suas aulas ao público infanto-juvenil, de modo a respeitar as especificidades e particularidades de cada fase do desenvolvimento, bem como do interesse do grupo, promovendo aulas mais atraentes, objetivando satisfação dos praticantes. Além disso, a preparação também deve ser composta por características que façam o profissional ser capaz de atender todas as expectativas impostas na Iniciação Esportiva, respeitando, é claro, o processo de pluralidade das competências motoras que devem ser trabalhadas na Iniciação Esportiva.

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Biografia do Autor

Renan Acerbi Longo, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Rio Claro.

Ivan Wallan Tertuliano, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), São Paulo; Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro

Doctorate in Human Development and Technologies - São Paulo State University at Rio Claro (UNESP - Rio Claro);
Member of LEPESPE - UNESP - Rio Claro; Professor do Departamento de Educação Física do Centro Universitário Adventista de São Paulo, São Paulo-SP.

Arthur Bernardino Domene Sena, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro

Psicólogo pela Universidade Federal do Mato Grosso;

Mestrando pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Rio Claro.

Kauan Galvão Morão, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro

Profissional de Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho” – UNESP – Rio Claro;

Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho” – UNESP – Rio Claro.

Renato Henrique Verzani, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro

Profissional de Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho” – UNESP – Rio Claro;

Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho” – UNESP – Rio Claro.

Afonso Antonio Machado, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro

Professor Titular da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho” – UNESP – Rio Claro.

 

Coordenador do Lepespe - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho” – UNESP – Rio Claro.

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Publicado

13.10.2017

Como Citar

LONGO, R. A.; TERTULIANO, I. W.; SENA, A. B. D.; MORÃO, K. G.; VERZANI, R. H.; MACHADO, A. A. A permanência de crianças e jovens nos esportes: olhares para iniciação e especialização esportiva. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 15, n. 2, p. 121–132, 2017. DOI: 10.36453/2318-5104.2017.v15.n2.p121. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/16722. Acesso em: 29 mar. 2024.