Tematizando as lutas na educação física escolar: relato de uma prática pedagógica no contexto do PIBID
DOI:
https://doi.org/10.36453/2318-5104.2018.v16.n1.p109Palabras clave:
Currículo, Educação Física Escolar, PIBID.Resumen
Este estudo foi desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência no contexto do subprojeto “Educação Física escolar: construindo possibilidades pedagógicas a partir de uma perspectiva cultural” do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus XII. As ações pedagógicas foram desenvolvidas em uma instituição de ensino básico da rede pública, situada no município de Guanambi-Ba, compreendido no período de março a novembro de 2017. As informações necessárias à elucidação do problema da pesquisa foram produzidas no contexto da intervenção pedagógica e posteriormente sistematizadas e analisadas. Essas informações foram coletadas por meio de registros reflexivos – ou diários de bordo – realizados cotidianamente, nos quais foram transcritos detalhes relativos ao desenvolvimento das aulas. Foi utilizado também, como fonte para a obtenção dos resultados, a gravação em áudio das discussões e rodas de conversa. A partir dos desdobramentos decorrentes das problematizações e da avaliação realizada ao final do ano letivo, identificamos nos alunos uma possível desconstrução das representações ou signos da cultura dominante, inicialmente presentes em seus discursos. Ao final, identificamos, a partir das problematizações e vivências, que alguns discursos estereotipados a respeito das lutas se desestabilizaram.
Descargas
Citas
BARBOSA, C. H. G. B.; NUNES, M. L. F. A prática Pedagógica de um currículo cultural da Educação Física. Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 59-69, 2014.
BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico. Classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.
CAVALCANTE B. L. L.; LIMA U. T. S. Relato de experiência de uma estudante de Enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. Journal of Nursing Health, Pelotas, v. 1, n. 2, p. 94-103, 2012.
HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções de nosso tempo. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 15-46, 1997.
NASCIMENTO, P. R. B. A capoeira no contexto da escola e da Educação Física. 2005. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação das Ciências) – Faculdade de Pedagogia, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2005.
NASCIMENTO, P. R. B.; ALMEIDA, L. A tematização das lutas na educação física escolar: restrições e possibilidades. Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 91-110, 2007.
NEIRA, M. G. Análises das representações dos professores sobre o currículo cultural da Educação Física. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 14, n. 35, p. 783-95, 2010.
NEIRA, M. G. Educação física. São Paulo: Blucher, 2011.
NEIRA, M. G. O currículo cultural da educação física: uma resposta aos dilemas da contemporaneidade. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 31, p. 276-304, 2015.
NEIRA, M. G. O currículo da educação física frente à diversidade cultural: um estudo de caso. In: 31ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação em Educação, 2008, Caxambu. Anais... Rio de Janeiro: Anped, 2008. v. 1 CD. p. 1-18.
NEIRA, M. G. Práticas corporais: brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas. São Paulo: Melhoramentos, 2014.
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Contribuições dos estudos culturais para o currículo da educação física. Revista Brasileira Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 671-85, 2011.
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Educação física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
NEIRA. M. G.; NUNES. M. L. F. Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2008.
OLIVEIRA, G. N. B.; CRUZ, M. M. S. Educação física escolar: construindo possibilidades pedagógicas a partir de uma perspectiva cultural. In: SILVA, A. L. G.; FIGUEIREDO, C. S.; SALES, M. A. (Org.). Da iniciação à docência: ressignificando a prática docente. Salvador: Eduneb, 2016. p. 293-300.
PATTON, M. Q. Qualitative evaluation and research methods. London: SAGE; 1990.
ROJAS, J. E. A. O indivisível e o divisível na história oral. In: MARTINELLI, M. L. Pesquisa qualitativa: um instigante desafio. São Paulo: Veras, 1999. p. 87-94.
SILVA, T. T. Currículo e identidade social: territórios contestados. In: SILVA, T. T. (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 190-207.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias de currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
SOLDATI, M. Capoeira: prevention et mediation educative au près de jeunesen situation de risque au Brésil. Genève: Univirsité de Genève. Mémoire de licence, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Direitor Autorais Partilhados

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Los derechos de autor permiten descargar, compartir, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exhibir y reproducir total o parcialmente el artículo para cualquier propósito legal, siempre que no tenga fines lucrativos y se cite la fuente.
Informamos que todo el contenido del texto publicado, así como sus posibles errores ortográficos y gramaticales, es de total responsabilidad de sus autores, sin que el Caderno de Educação Física e Esporte o nuestros Evaluadores Ad Hoc asuman ninguna implicación legal ni responsabilidad por posibles negligencias en el uso del idioma portugués o extranjero.