A dança na formação e desenvolvimento profissional em educação física: dimensões ético-estéticas em foco

Autores/as

  • Vitor Hugo Marani Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Silvia Pavesi Sborquia Universidade Estadual de Londrina (UEL) https://orcid.org/0000-0001-8486-6167

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p265

Palabras clave:

Dança, Ética, Estética

Resumen

Objetivo: Este ensaio tematiza a dança sob viés da dimensão ético-estética das práticas corporais na formação do profissional de Educação Física. Método: Relato de experiência construído em meio a experiências pedagógicas realizadas no curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (Campus Universitário do Araguaia) e no curso de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina, furto de parcerias institucionais, nas disciplinas “Dança” das referida instituições. Resultados: A partir das reflexões instauradas no texto, deflagra-se a necessidade de se compreender a dança na formação e no desenvolvimento do profissional de educação física por meio das tensões entre razão e sensibilidade, cujo embasamento pedagógico consiga estimular o trato da ética e da estética como formas de mudança no paradigma da educação corporal. Conclusão: O trato pedagógico da dança no ensino superior vislumbrando uma educação ético-estética possibilita a ludicidade, a espontaneidade e a criação, categorias basilares para se pensar a dança em meio à formação e o desenvolvimento do profissional de educação física.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vitor Hugo Marani, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Professor Assistente do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso - Campuas Universitário do Araguaia. Doutorando em Educação Física (UEM-UEL).

Silvia Pavesi Sborquia, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora Doutora Adjunto da Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Esportes, Departamento de Educação Física.

Citas

BARRETO, D. Dança: ensino, sentidos e possibilidades na escola. Campinas: Autores Associados, 2004.

BETTI, M. Educação física e sociedade: a educação física na escola brasileira de 1º e 2º graus. São Paulo: Movimento, 1991.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2000.

BRASILEIRO, L. T. O conteúdo dança em aulas de educação física: temos o que ensinar? Pensar a Prática, Goiania, v. 6, n. 1, p. 45-58, 2002-2003.

CASTELLANI FILHO, L. Pelos meandros da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 14, n. 3, p. 119-25, 1993.

CLARO, E. Método dança-educação física: uma reflexão sobre consciência corporal e profissional. São Paulo: Robe, 1988.

DAOLIO, J. Da cultura do corpo. Campinas: Papirus, 2003.

FERNANDES, C. Esculturas líquidas: a pré-expressividade e a forma fluida na dança educativa (pós) moderna. Caderno CEDES, Campinas, v. 21, n. 53, p. 7-29, 2001.

GUZZO, M. S. L.; FEDERICI, C. A. G.; ROBLE, O. J.; TERRA, V. D. S. Dança é política para a cultura corporal. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 1, p. 212-22, 2015.

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 1994.

LABAN, R. Dança educativa moderna. 2. ed. São Paulo: Ícone, 1990.

LABAN, R. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.

LARA, L. M. Educação e diálogo na cultura do corpo. In: GOERGEN, P. (Org.) Educação e diálogo. Maringá: Eduem, 2010.

LARA, L. M. Corpo, sentido ético-estético e cultura popular. Maringá: Eduem, 2011.

LARA, L. M. O sentido ético-estético do corpo na cultura popular e a estruturação do campo gestual. Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 111-29, 2007.

LARA, L. M.; VIEIRA, A. P. Em foco... o corpo que dança: experiências docentes e intersubjetividades desafiadas. In: LARA, L. M. (Org.). Abordagens socioculturais em educação física. Maringá: Eduem, 2010.

MARQUES, D. A. P.; SURDI, A. C.; GRUNENNVALDT, J. T.; KUNZ, E. Dança e expressividade: uma aproximação com a fenomenologia. Movimento, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 243-263, 2014.

MARQUES, I. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2003.

MARQUES, I. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 1999.

MEDINA, J. P. S. A educação física cuida do corpo... e mente. 6. ed. Campinas: Papirus, 1983.

MORANDI, C. O ensino de dança nas escolas. In: STRAZZACAPPA, M.; MORANDI, C. Entre a arte e a docência: a formação do artista em dança. 4. ed. Campinas: Papirus, 2006.

NANNI, D. Dança educação: pré-escola à universidade. 4. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.

OLIVEIRA, V. M. O que é educação física. São Paulo: Brasiliense, 1983.

ROCHA, D. D.; REZER, R. Estética, formação inicial e dança: um olhar para a formação de professoresde educação física. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 4, p. 865-76, 2015.

SBORQUIA, S. P.; GALLARDO, J. P. A dança no contexto da educação física. Ijuí: Uijuí, 2006.

SOARES, C. L. Educação física: raízes européias e Brasil. Campinas: Autores Associados, 1994.

STRAZZACAPPA, M. Dança na educação: discutindo questões básicas e polêmicas. Pensar a Prática, Goiânia, v. 6, n. 1, p. 73-85, 2002-2003.

Publicado

04-04-2019

Cómo citar

MARANI, V. H.; SBORQUIA, S. P. A dança na formação e desenvolvimento profissional em educação física: dimensões ético-estéticas em foco. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 265–271, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p265. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/21604. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Formação e Desenvolvimento Profissional