Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire na Educação Física escolar - Relações e possibilidades diante da BNCC

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27411

Palabras clave:

Educação, Educação Física, BNCC, Paulo Freire.

Resumen

OBJETIVO: Este artigo tem como proposta trazer as possíveis relações e as potenciais possibilidades propostas por Paulo Freire em sua obra Pedagogia da Autonomia para o desenvolvimento de oito dimensões do conhecimento elencadas para a Educação Física na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 
MÉTODOS: Valendo-se das recomendações de Freire para a formação progressista dos professores, procuramos associar a prática docente à essência das práticas pedagógicas com vistas ao atingimento dos objetivos relacionados indiretamente às competências da educação básica. 
RESULTADOS: Por meio do desenvolvimento dessas dimensões propomos a reflexão sobre a validade das propostas na concepção da educação física como área potencial de desenvolvimento de capacidades vitais à construção do indivíduo histórico-social. 
CONCLUSÃO: As reflexões propostas por Paulo Freire em Pedagogia da Autonomia são valiosas na construção das práticas pedagógicas com vistas ao desenvolvimento das oito dimensões do conhecimento elencadas para a Educação Física na BNCC.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Eduardo Bizzocchi, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando da Faculdade de Educação da USP

Júlia Félix de Oliveira, Universidade Paulista (UNIP)

Licenciada Educação Física - UNIP

Citas

AHLERT, A. Interdependências entre educação, ética e cidadania para uma formação emancipadora e libertadora. Diálogos Latinoamericanos, Aarhus, v. 8, n. 12, p. 1-21, 2007.

AHLERT, A. Educação física escolar e cidadania. Vidya, Santa Maria, v. 24, n. 42, p. 47-60, 2004.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

MEC. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC – Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acessado em: 16 de fevereiro de 2021.

Publicado

01-09-2021

Cómo citar

BIZZOCCHI, C. E.; OLIVEIRA, J. F. de. Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire na Educação Física escolar - Relações e possibilidades diante da BNCC. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, p. 249–255, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021.n3.27411. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27411. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Educação Física Escolar: desafios e possibilidades na atualidade