Pibid e o fazer docente na formação inicial de educação física e artes
DOI:
https://doi.org/10.36453/2318-5104.2017.v15.n2.p87Palavras-chave:
Formação Docente, PIBID, Dança-educaçãoResumo
O presente estudo teve como objetivo verificar as possibilidades e contribuições para o processo de formação inicial em Educação Física Licenciatura e Artes, advindas da implantação do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), sob a perspectiva dos integrantes do Subprojeto Dança-Educação, bem como apontar problemas e desafios da formação através da prática docente e discutir sobre o ensino da dança, seus sentidos e possibilidades na escola. Trata-se de uma pesquisa descritiva qualitativa, tendo como participantes da pesquisa 09 (nove) acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros, com 04 (quatro) componentes pertencentes ao curso de Educação Física e 05 (cinco) deles pertencentes ao curso de Artes. O instrumento de pesquisa utilizado foi uma entrevista semiestruturada, constituída de 07 (sete) questões discursivas, construídas a partir do objetivo proposto. A análise dos dados foi feita através da análise de conteúdo que se constitui como uma das técnicas de organização e análise dos dados na pesquisa qualitativa. Concluiu-se que, após a inserção do PIBID na universidade, os acadêmicos dos cursos de Educação Física e Artes reformularam suas posturas e teorias do fazer docente, por meio das experiências vivenciadas no cotidiano escolar, repensando se realmente querem trabalhar com a docência e se estão preparados, de acordo com a formação obtida na faculdade, para enfrentar os desafios do exercício profissional.
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