Linguagem, corpo e escola: a inserção da metodologia de ensino através das vivências corporais

Autores

  • Sandra Salete Neuberger Dörner Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon
  • Jorge Both Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon
  • Iolanda Emíla de Aguiar Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2003.v5.i9.p103

Palavras-chave:

Linguagem Corporal, Educação Física, Desenvolvimento Infantil

Resumo

O artigo discute a importância da linguagem corporal como ferramenta educativa na escola, destacando sua relevância no desenvolvimento integral das crianças. Baseado em revisão bibliográfica, aborda a comunicação não verbal e a psicomotricidade, enfatizando como o corpo se torna um meio expressivo para a aprendizagem e a criatividade. Os autores ressaltam o papel do educador em criar oportunidades para que os alunos vivenciem a linguagem corporal como forma de expressão e aprendizado. Conclui-se que a linguagem corporal deve ser valorizada no ambiente escolar, proporcionando uma educação mais dinâmica, inclusiva e significativa.

Downloads

Referências

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 1987.

GONÇALVES, M. A. S. Sentir, pensar, agir: corporeidade e educação. Campinas: Papirus, 1994.

HASSENSTEIN, B. O especificamente humano segundo os resultados da etologia. In: GADAMER; VOGLER (Org.). Nova Antropologia, v. 2, 1977.

LE BOULCH, J. O desenvolvimento psicomotor: do nascimento até 6 meses. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.

MATTOS, M. G.; NEIRA, M. G. Educação física infantil: construindo o movimento na escola. Guarulhos: Phorte, 1999.

VAYER, P. Educação psicomotora e retardo mental. São Paulo: Manole, 1985.

VELASCO, C. G. Brincar: o despertar psicomotor. Rio de Janeiro: Sprint, 1996.

WEILL, P. Relações humanas na família e no trabalho. Petrópolis: Vozes, 1995.

Downloads

Publicado

13.02.2003

Como Citar

DÖRNER, S. S. N.; BOTH, J.; AGUIAR, I. E. de. Linguagem, corpo e escola: a inserção da metodologia de ensino através das vivências corporais. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 5, n. 9, p. 103–107, 2003. DOI: 10.36453/cefe.2003.v5.i9.p103. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1353. Acesso em: 15 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigo de Revisão