COMPORTAMENTO DOS GASTOS DE CLIENTES DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DO RIO GRANDE DO SUL
Palavras-chave:
Finanças pessoais, Endividamento, Planejamento financeiro.Resumo
Com a estabilização da economia brasileira, o consumo familiar cresceu significativamente aumentando os índices de endividamento da população. Assim, este trabalho tem como objetivo avaliar o comportamento dos gastos pessoais dos clientes de uma instituição financeira do Estado do Rio Grande do Sul. Para isso, foi elaborado e aplicado um questionário em uma amostra de 110 clientes da referida instituição. Os resultados indicaram que 94% dos clientes possuem algum tipo de dívida, sendo que 23% deles estão com pelo menos uma em atraso. A falta de planejamento financeiro foi apontada como a principal causa para contrair dívidas na opinião de 44% dos clientes.Downloads
Publicado
26-09-2016
Como Citar
BORDIN, E.; LOPES, T. D. A. M.; MEDEIROS, F. S. B. COMPORTAMENTO DOS GASTOS DE CLIENTES DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DO RIO GRANDE DO SUL. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 14, n. 26, p. 83–102, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/14365. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.