A IDENTIDADE E A CULTURA DO CONSUMO : UM ESTUDO DE MERCADO DE CONSUMO VOLTADO PARA O TRADICIONALISMO NA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Palavras-chave:
Tradicionalismo. Cultura do consumo. Identidade cultural.Resumo
O presente trabalho busca analisar a cultura de consumo tradicionalista, identificando se esta está presente em uma identidade cultural tradicionalista gaúcha presente na região. Trabalhando os temas de cultura, consumo, cultura do consumidor e tradicionalismo, através de uma pesquisa das ideias vinculadas ao tradicionalismo com proprietários e funcionários e clientes de lojas de produtos tradicionalistas na cidade de Cruz Alta, Rio Grande do Sul. A pesquisa é de caráter exploratório, qualitativa, permitindo a compreensão da realidade, para tanto foram realizadas entrevistas semi-estruturadas. Destas, teve-se valores e símbolos, ideias e aspirações orientando em relação à cultura do consumo, através de influência de centros tradicionalistas que sugerem o que é aceitável dentro da cultura tradicional gaúcha, e portanto, o que pode ser consumido por aqueles que se identificam com este tradicionalismo. Além disto, foi verificado um elo entre as pessoas inseridas no contexto, onde o tradicionalismo é repassado através das relações interpessoais, e o consumo de produtos tradicionalistas é percebido como parte do simbolismo e uma forma de viver a cultura tradicionalista no cotidiano.Downloads
Publicado
26-09-2016
Como Citar
RODRIGUES, L. A.; ALVES, J. N.; MOREIRA, S. D. L.; DILLY, A. A IDENTIDADE E A CULTURA DO CONSUMO : UM ESTUDO DE MERCADO DE CONSUMO VOLTADO PARA O TRADICIONALISMO NA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 14, n. 26, p. 158–173, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/15188. Acesso em: 21 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.