ESTRUTURA DO SNI BRASILEIRO E COOPERAÇÃO PARA INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA NACIONAL: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA A PARTIR DA PINTEC
Palavras-chave:
Cooperação, inovação, PINTEC.Resumo
As atividades de cooperação direcionadas à inovação se refletem em transferência de tecnologia e conhecimento, além de criam fluxos bilaterais de ciência técnica, desenvolvendo o Sistema Nacional de Inovação - SNI. O objetivo deste trabalho é analisar as variáveis da Pesquisa de Inovação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - PINTEC direcionadas à cooperação para inovação na indústria brasileira, com vistas à comparação dos resultados das duas últimas edições. O foco é dado em características da organização do SNI propostas por (WANG, 2009) e sua relação com os dados empíricos divulgados por este importante instrumento, a PINTEC. Este estudo está caracterizado epistemologicamente como interpretativista. Quanto a sua abordagem e análise dos dados, define-se como qualitativo e descritivo. Do ponto de vista metodológico, o trabalho apóia-se na coleta e sistematização e análise das variáveis das edições da PINTEC 2008 e 2011 que, na percepção dos autores, fornecem subsídios para construção de um panorama do SNI brasileiro. As principais conclusões deste trabalho sugerem que ações de cooperação possuem grande importância na política da indústria brasileira, porém, a efetividade de políticas públicas nessa direção é baixa.Downloads
Publicado
03-10-2016
Como Citar
CUNICO, E.; CIRANI, C. B. S.; JESUS, J. S. D. ESTRUTURA DO SNI BRASILEIRO E COOPERAÇÃO PARA INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA NACIONAL: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA A PARTIR DA PINTEC. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 14, n. 27, p. 148–164, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/15210. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.