EPISTEMOLOGIA DA COMPETITIVIDADE E A SUGESTÃO DE UM NOVO CONCEITO
Palavras-chave:
Competitividade, Estratégia, Epistemologia, Firma.Resumo
O presente estudo realiza um resgate histórico dos principais conceitos de competitividade na grande área da administração percorrendo desde os estudos da firma até as primeiras formas e os termos já estabelecidos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa teórica de caráter qualitativo, utilizando como meio de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, restrita a livros e artigos acadêmicos, dos principais autores da área. Os dados foram analisados, sumarizados e categorizados buscando se compreender a composição lógica da definição que se tenta alcançar. Ao final, sugere-se a criação de um novo conceito para: “estratégia competitiva” e “competitividade”, mediante a aglutinação de termos e definições retiradas dos principais autores da área, por meio de constructos observados no resgate histórico realizado. A contribuição deste trabalho está em demonstrar que a teoria já publicada sobre o tema pode se complementar na construção de um conceito abrangente para nortear futuras pesquisas e decisões organizacionais.Downloads
Publicado
22-11-2016
Como Citar
PAIVA, R. V. C. D.; COSTA, D. D. M.; BARBOSA, F. V.; GONÇALVES, R. G. EPISTEMOLOGIA DA COMPETITIVIDADE E A SUGESTÃO DE UM NOVO CONCEITO. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 16, n. 30, p. 31–51, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/15609. Acesso em: 8 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.