EPISTEMOLOGIA DA COMPETITIVIDADE E A SUGESTÃO DE UM NOVO CONCEITO

Autores

  • RICARDO VIANA CARVALHO DE PAIVA
  • DANILO DE MELO COSTA
  • FRANCISCO VIDAL BARBOSA
  • RAQUEL GARCIA GONÇALVES

Palavras-chave:

Competitividade, Estratégia, Epistemologia, Firma.

Resumo

O presente estudo realiza um resgate histórico dos principais conceitos de competitividade na grande área da administração percorrendo desde os estudos da firma até as primeiras formas e os termos já estabelecidos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa teórica de caráter qualitativo, utilizando como meio de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, restrita a livros e artigos acadêmicos, dos principais autores da área. Os dados foram analisados, sumarizados e categorizados buscando se compreender a composição lógica da definição que se tenta alcançar. Ao final, sugere-se a criação de um novo conceito para: “estratégia competitiva” e “competitividade”, mediante a aglutinação de termos e definições retiradas dos principais autores da área, por meio de constructos observados no resgate histórico realizado. A contribuição deste trabalho está em demonstrar que a teoria já publicada sobre o tema pode se complementar na construção de um conceito abrangente para nortear futuras pesquisas e decisões organizacionais.

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Publicado

22-11-2016

Como Citar

PAIVA, R. V. C. D.; COSTA, D. D. M.; BARBOSA, F. V.; GONÇALVES, R. G. EPISTEMOLOGIA DA COMPETITIVIDADE E A SUGESTÃO DE UM NOVO CONCEITO. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 16, n. 30, p. 31–51, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/15609. Acesso em: 8 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)