O PRONAF COMO POLÍTICA PÚBLICA DE APOIO À AGRICULTURA FAMILIAR: UM ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE MARIPÁ – PR
Palavras-chave:
PRONAF - políticas públicas - agricultura familiar - sustentabilidade rural.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o PRONAF como política pública de apoio à agricultura familiar no município de Maripá – PR. Para a consecução desse estudo, utilizou-se a modalidade de estudo de caso e pesquisa, no qual foram usados os dados qualitativos e quantitativos existentes no banco de dados do BACEN – Banco Central do Brasil/DEROP/SICOR e AECR/BACEN. As conclusões demonstram que o maior volume dos recursos do PRONAF foi disponibilizado para as regiões Sul e Sudeste, porém, com menor número de beneficiados; que a eficiência da liberação dos recursos aconteceu somente, a partir de 2004, chegando aos patamares de 83,2% dos recursos disponibilizados e, em 2011, em torno de 75%, o que significa, neste contexto, restrições quanto à liberação de crédito. No estado do Paraná e no município de Maripá, houve uma retração no crédito de custeio e ascendência nos investimentos na pecuária (suínos, aves, peixe, gado e leite). Concluímos ainda que são necessários estudos mais amplos para alcançar à eficiência na distribuição dos recursos do PRONAF entre as regiões geográficas, unidades da federação, municípios e comunidades, objetivando a plenitude dos propósitos primordiais do programa.Downloads
Publicado
22-11-2016
Como Citar
SCHULTZ, C.; AHLERT, A. O PRONAF COMO POLÍTICA PÚBLICA DE APOIO À AGRICULTURA FAMILIAR: UM ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE MARIPÁ – PR. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 16, n. 30, p. 77–94, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/15611. Acesso em: 8 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.