OCUPAÇÃO TERRITORIAL E AS TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS NO NORTE DO PARANÁ
Palavras-chave:
Cafeicultura, Norte do Paraná, Povoamento.Resumo
O objetivo deste artigo foi analisar o processo de ocupação territorial pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná e as transformações econômicas decorrentes do cultivo o café entre as décadas de 1940 e 1960. A área de estudo compreende as Microrregiões de Londrina, Maringá, Apucarana, Cianorte e Umuarama. Utilizou-se de um ferramental metodológico exploratório, à guisa da literatura. Os principais resultados sugerem que a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná teve um papel importante no processo de ocupação da referida região, com pequenas e médias propriedades. Em relação ao processo de ocupação territorial, verificou-se um considerável aumento da população entre 1920 e 1960. As transformações econômicas ocorridas a partir do cultivo do café foram determinantes para a efetiva ocupação territorial do Norte do Paraná.Downloads
Publicado
22-11-2016
Como Citar
OLIVEIRA, N. M.; CRESTANI, L. A.; STRASSBURG, U. OCUPAÇÃO TERRITORIAL E AS TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS NO NORTE DO PARANÁ. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 16, n. 30, p. 131–150, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/15614. Acesso em: 8 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.